Pular para o conteúdo principal

COTAS, pra quê e pra quem?

O debate sobre o sistema de COTAS sempre é muito polêmico e desgastante. Seja qual for ele, ou o de cotas pra estudantes das escolas públicas ingressarem nas universidades públicas, cotas pra candidaturas femininas nos partidos e principalmente o de cotas RACIAIS. Todo esse desgaste vem da divergência de opiniões sobre pra quê serve o sistema de cotas e pra quem. No meio em que eu convivo, já tô acostumada a falar e entender como se deu e como se encontra tamanhas desigualdades sociais no nosso país, mas é sempre bom tá repetindo algumas coisas pra mim mesma e pra que algumas pessoas ampliem o campo de visão e deixem de avaliar os fatos isolados. É da minha compreensão que a maioria do povo brasileiro sempre foi marcado pela exploração e pela falta de investimento em educação. E que as raízes dizem e ainda ecoam que as pessoas que têm a pele escura já foram escravos em uma determinada época, que mulheres só servem pra cuidar da casa e pobre só realiza trabalho braçal. Como diz D2, "o tempo passa, mas a evolução é lenta" e não é por que estamos no século XXI que os problemas deixaram de existir, pelo contrário, raízes são difíceis de serem cortadas e esquecidas, principalmente depois de terem se estruturado e dado muitos frutos, frutos esses que se naturalizaram nas desigualdades existentes hoje no país. E daí, surgem pessoas que se incomodam com essas situações, que acham que isso tá errado e tem que mudar, por que é inadmissível um país tão grande como o nosso, com um povo e uma cultura tão diversificada viver aprisionado a sua história tão desumana com os próprios filhos da terra. Essas pessoas pensam que existem alguns mecanismos que podem amenizar esses problemas. O sistema de cotas é um mecanismo que contribui para atenuar esses efeitos causados pelas desigualdades históricas! É preciso tratar desigualmente os desiguais pra que possamos alcançar um país mais justo e que disponha oportunidades de desenvolvimento. O discurso de que "todos têm capacidade de passar em um vestibular independente da cor e da classe social" me deixa preocupada independente de quem o reproduza, essa é a lógica impregnada na cabeça das pessoas consequente de um modelo econômico excludente e explorador. Será que aquele cara que sempre morou em Goiana, por exemplo, negro, pobre, começou a estudar tarde, decide fazer um vestibular e passa um ano estudando pesado, tem tanta chance de passar em comparação a outro que sempre estudou em escolas particulares que teve um ensino privilegiado? Acho que não. E tome COTA, enquanto o direito a uma educação de qualidade ainda não é garantido a todos! Um dia teremos o Brasil dos nossos sonhos.

Comentários

  1. O texto foi bem escrito, e é bem por aí mesmo...Só que temos que lembrar que o sistema de cotas é uma medida paliativa para que alcancemos uma educação digna e igualitária para todos os cidadãos... Apenas cotas não basta! Mas corroboro com sua opinião!

    ResponderExcluir
  2. Eu quis passar a ideia de uma medida paliativa mesmo, talvez não tenha ficado muito evidente "E tome COTA, enquanto o direito a uma educação de qualidade ainda não é garantido a todos"

    ResponderExcluir
  3. Tem gente que reclama sobre o sistemas de cotas racial, mas, claramente, não passa de egoísmo. do tipo se eu não tenho direito as cotas, ninguém mais pode ter também. falar que ninguém foi prejudicado por sua raça ou classe social é muito fácil, mas quantos cursinhos pre-vestibular, ganhando rios de dinheiro por sinal, nós vemos ai? Nem quem tem acesso a educação de qualidade acredita em si, como é que ainda abrem a boca pra dizer que as oportunidades são iguais. hipocrisia se fosse liquida, estaríamos todos afogados.
    Parabéns Melkaa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho