Pular para o conteúdo principal

Só nos domingos


Quando muitos estão nos almoços de família, no cinema, no parque, na praia, eu consigo vê-los nas calçadas, nas esquinas, nas praças. É nos domingos, quando as ruas estão vazias e o comércio está fechado que os invisíveis dos dias de semana ganham formas, cores, rosto e pena. Já faz algum tempo que venho formulando algumas ideias depois de perceber que eu só consigo reparar nos moradores de rua nos dias de domingo. Passamos a semana inteira na correria no centro da cidade, andamos, namoramos vitrines das lojas, enfrentamos o trânsito infernal,  paramos em alguns vendedores ambulantes, encontramos conhecidos e eles estão lá . Todos temos muita coisa pra fazer do que reparar em mendigos, não temos tempo de olhar, sentir compaixão. Nossa indiferença os deixam invisíveis. Mas nos domingos, pelo menos nos domingos, quando eu consigo ver que eles são muitos, são homens, mulheres, idosos, crianças, quando só assim eu me indigno com essas condições de vida, eu me sinto um lixo. Me sinto mal. Eu sinto pena, eles sentem fome e sede de dignidade. Talvez muitos deles nem saibam o que significa viver dignamente. Mas eles devem sentir a vontade de serem notados de vez em quando. Eu fico pensando, quais os medos, sonhos, angústias, esperanças, desejos alimentam as almas dessas criaturas?


Senhores comunistas, lutai por nós!
Senhor Deus misericordioso, rogai por nós! 

Comentários

  1. Senhores comunistas, lutai por nós!
    Senhor Deus misericordioso, rogai por nós!

    é isso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho