Pular para o conteúdo principal

Dos desandes

Diferente de "deboche" você jamais vai encontrar em algum dicionário o significado que aqui emprego a palavra "desandes", esse termo eu devo a meus amigos maloqueiros. Desandar quer dizer no nosso vocabulário, ser doideira, tirar onda, essas coisas. E ser jovem tem seu lado bom, muito bom, na juventude o que não falta é desande! Eu, Melka, sempre fui muito doida, minhas amigas que o digam e história pra contar é o que não falta, mas é claro, lógico e evidente que eu não vou contar nada aqui, tenho uma imagem a zelar (Ô).

A verdade é que eu sozinha não seria nem um terço do que sou, minhas amizades sempre contribuíram bastante, como dizia minha mãe, só me junto com quem não presta! É amigas e amigos que aqui se encontram, essa é a verdade. Lembro quando eu nunca tinha bebido na vida e ainda assim a vida já era louca. Meu 1º ano do ensino médio na AMEC foi imoral, não sei o que aconteceu comigo, mais imoral que eu eram meus amigos. As meninas faziam cada coisa absurda dentro da escola, só de lembrar tenho crise de  pudor e risos (eu juro que eu não fazia quase nada, era uma pequena aprendiz ainda). Me diverti muito!

Acho que paralelo a essa época, aqui em Itamaracá também foi o tempo de eu andar muito com as meninas aqui de jaguaribe, se em Igarassu na escola rolava doideira, imagina aqui na Ilha do Desande? Sim, aqui era foda e eu guardo tudo com muita alegria. Lembrei até de um comercial da skol eu acho que dizia, "é verão, é tempo de fazer tudo que você vai contar pra seus netos, bisnetos, tataranetos", de fato, verão em praia não dá muito certo, é resenha em cima de resenha.

Não posso esquecer deles também, os maloqueiros da minha vida, aí é desande a mil graus! Meu irmão, vida de maloqueiro é bom demais, tem que fazer "os corres" é claro, mas é tudo sem muito estresse, muita putaria, muito álcool, muita tabaquice, eles são a saudade da minha vida!

Finalmente, eu agora "mais grandinha", mas muito adolescente ainda que é como eu me sinto, posso dizer que os desandes continuam, sim, muito mais legais talvez. Lembro de um dia que eu fui pra um show no marco zero e ia dormir na casa da minha amiga, eu acordei com minha mãe me ligando e perguntando onde eu tava, e quem disse que eu lembrava na hora? Essa mesma amiga tem ódio de mim que uso a mesma desculpa de sempre pra fazer minhas "trelas", sempre digo: vou fazer, vai que eu morro amanhã!

Jovens, vamos desandar! Tem que ser doideira mesmo, que porra de ser certinho, que história vai ter pra contar pra seus netos, bisnetos e tataranetos? Uma cena que ilustra bem esse texto, é uma que meus amigos de Arthur Lundgren 2, me contaram, estavam todos numa casa de praia e aí eles pegam um monte de fogos de artifício, acendem e gritam: - VIVA A PUTARIA!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho