Pular para o conteúdo principal

Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco, vulgo UPE! Quando eu passei no vestibular não sabia o que estava por vir, imaginava chegar na faculdade, assistir aulas chatas, aulas legais, voltar pra casa, fazer monitoria, ir pra vários congressos, qualificar minha formação, tudo do jeito mais individualista possível. Mas em pouco tempo tudo mudou, conheci o movimento estudantil e eu posso dizer com muita alegria uma verdade muito verdadeira, o movimento estudantil me fez conhecer como poucos a UPE, suas fragilidades, seus problemas, seu potencial e isso me fez amá-la com todas as minhas forças. Sim, eu amo muito a UPE. Acho que poucos estudantes se sentem tão UPE como eu me sinto, a maioria das pessoas apenas passam pela universidade, o que é uma pena! 

Eu não, eu vivo, eu discuto, eu penso a UPE, aliás, eu sozinha não, eu e um monte de outros apaixonados pelo movimento estudantil que também tão nessa comigo. Poxa, nós somos tão grandes, estamos em todas as regiões do estado, temos campus em Petrolina, Salgueiro, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru, Camaragibe e os de Recife na Benfica e em Santo Amaro e ainda vai abrir um em Palmares e se tiver outro não me lembro agora, somos milhares entre o magnífico Reitor, o vice, professores, servidores e os estudantes, estes sim, são a maioria. Somos a única universidade do estado de Pernambuco. Somos muita coisa! E o mais importante, nós somos a maior ferramenta de transformação social do estado. A medida que interiorizamos, avançamos e desenvolvemos e aqui formamos os profissionais que protagonizam de fato as tais transformações sociais, formamos professores, engenheiros, médicos, enfermeiros e antes disso mesmo, enquanto universitários, temos a grande responsabilidade de fazer com que o papel da extensão e da pesquisa seja cumprido: que sirva como troca de conhecimentos científico e popular entre a universidade e a comunidade. 

O Brasil mudou, Pernambuco muito mais e a nossa universidade precisa acompanhar essas mudanças a altura. Ao mesmo tempo que somos muito massa, nós temos muitos problemas. Acho que os problemas estruturais são os mais gritantes em praticamente todos os campus, falta professor, falta uma alternativa ao problema do transporte pra galera de Garanhuns e Nazaré, restaurante universitário em Santo Amaro,  enfim, assistência estudantil no geral. Temos um novo problema com as várias propostas que existem acerca do novo modelo de gestão dos hospitais universitários e das unidades de ensino, que eu só visualizo como um problema porque quase ninguém tá discutindo pra resolver, principalmente os estudantes que são a maioria.

Na verdade, reparando bem, o maior dos problemas é o que eu acabei de citar acima, os estudantes que são o maior, o mais numeroso segmento da universidade, não discutem a UPE, eles simplesmente passam e os problemas ficam. Imagina se todos os estudantes começassem a pensar soluções pra todos os problemas que pontuei. Quem melhor que nós, que vamos todos os dias pra sala de aula, que passamos o dia na faculdade, que vamos pros estágios nos hospitais, me digam quem melhor que nós pra discutir todos os problemas sentidos na pele e apresentar soluções? O reitor? Os professores? Não! Nós! Somente os estudantes podem fazer isso da forma mais justa e democrática.

Mas não é um monte de estudantes juntos como doidos, cada um pensando uma coisa que vamos resolver os problemas. Os estudantes precisam se organizar. A organização dos estudantes se dá no movimento estudantil com os diretórios e centros acadêmicos principalmente e também com o diretório central dos estudantes atuantes. O que encontro infelizmente são as representações estudantis fragilizadas, sem formação, ou inexistentes em alguns lugares. Ah, se todos se sentissem responsáveis pelos problemas da UPE, não ia ter pra ninguém!

Então eu e meus amigos que também militam no movimento estudantil precisamos fazer com que outros estudantes percebam a importância de se organizar e quem sabe resgatar o movimento estudantil forte que já existiu na UPE, o que conquistou a gratuidade por exemplo. Vamos envolver pessoas pra que elas acreditem junto com a gente que militar é massa e que podemos adequar o movimento estudantil ao novo perfil da juventude, nunca esquecendo é claro que devemos sempre ter como norte o caminho das mudanças e sermos sempre propositivos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p