Pular para o conteúdo principal

Por uma reforma política democrática

Estamos em agosto e a verdade é que a “jornada de junho” não acabou. Milhões de pessoas foram às ruas tomadas por uma insatisfação geral no Brasil inteiro, no que tange principalmente os serviços públicos: educação, saúde, transporte. Estamos no meio da pior crise capitalista mundial e enquanto em países da Europa a taxa de desemprego, principalmente entre a juventude está em índices altíssimos, nas manifestações ocorridas por essas terras, não foi visto nenhum cartaz exigindo emprego, ou até mesmo comida. 

Bom, não me levem a mal, não quero dizer que não existem desempregados no Brasil, muito menos que não tem mais ninguém passando fome por aqui. Mas temos que convir que diante de uma nação com pouco mais de quinhentos anos, que carrega tantas contradições refletidas nas desigualdades sociais enfrentadas diariamente, em dez anos o Brasil mudou de cara e de atitude, somos uma nação respeitada no mundo inteiro e que avançamos muito no que diz respeito a políticas sociais. 

Porém ao mesmo tempo em que muito foi feito pelas classes populares, os governos responsáveis por essas transformações e o estado foi incapaz, por diversos fatores (dentre eles os poucos dez anos de governos progressistas comparados com quinhentos anos de acúmulos de contradições) de realizar reformas estruturantes no nosso país como a tributária, agrária, urbana e entre outras, a política.  E falar de reforma política hoje, abre um leque pra falar de muita coisa. Primeiro é preciso deixar claro que tal pauta não é novidade, mas fazendo uma análise dela a partir das jornadas de junho, traz um cenário que podemos chamar de novo. 

O que vimos nas palavras de ordem e cartazes de muitas pessoas foi uma verdadeira negação a qualquer tipo de representação, simplesmente as pessoas não estão se sentindo representadas e de fato não estão. Não estão pelo menos no Congresso Nacional, lugar onde são discutidas e votadas tudo que vai acontecer no nosso país. Quem é o Congresso Nacional hoje? A quem ele serve? Foram eleitos pelo voto do povo, mas, em que condições os senadores e deputados federais foram eleitos? O Brasil é um país grande, plural e diverso assim como o seu povo e um Congresso que contemple tanta diversidade deve conter os mais diferentes setores da sociedade, o branco, o preto, o índio, a mulher, os homossexuais, o pobre, o rico e não apenas pessoas que representem uma pequena parcela, a minoria, a elite. 

Mas ele só é assim graças ao modelo de financiamento de campanha dos candidatos e ao sistema eleitoral vigente hoje e que é interessante a quem detém o poder econômico. Isso precisa mudar! E a gente muda reformando. E tem que ter cuidado, por que tem reforma que melhora e reforma que piora a situação, portanto, quem tem responsabilidade e compromisso com os avanços no nosso país tem que unir forças e derrotar os nossos principais adversários, representados pela direita e pela mídia conservadora. 

Lutar por uma reforma política democrática e que dê resposta aos anseios de tantos brasileiros que foram às ruas no mês de junho, não é tarefa fácil. Exige de nós muita coragem pra partir para o enfrentamento da luta principalmente de ideias, pois a opinião sobre o que foi esse povo todo na rua no último mês, ainda está em disputa e ganha quem chegar primeiro e com uma política clara, coerente e acertada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p