Pular para o conteúdo principal

EBULIÇÃO PRÉ-ELEIÇÕES

Estamos a doze meses das eleições que vão mudar a correlação das forças políticas no nosso país, o povo brasileiro irá eleger novos deputados estaduais e federais, novos senadores, novos governadores, nova presidência da República, ou não. Se de fato as eleições por si só já mexem, renovam, transformam e muda a correlação de forças dos poderes instituídos, o curso das disputas vindouras promete e já provoca grande ebulição de cunho nacional e em alguns casos mais que outros, estaduais. As ditas “Jornadas de Junho” fez de 2013 um ano atípico neste momento pré-eleitoral e funcionou como um divisor de águas para os que pensam com responsabilidade os rumos políticos do Brasil e para os que pretendem pleitear um cargo político ano que vem. 

Milhões de pessoas na rua negando qualquer representatividade, exigindo mais Estado, ilustrado nos cartazes que reclamavam mais qualidade na educação, saúde e transportes públicos e reivindicando ainda, mais participação nas decisões políticas de Governo e Estado, no primeiro momento assustou pela complexidade em compreender as diversas fases e sentimentos do que estava em cena, mas para as forças progressistas que dirigem o Governo atualmente, foi um alerta fundamental. Nas ruas as pessoas gritam que não dá mais pra esperar e que as reformas estruturais democráticas já deviam ter pelo menos começado a ser realizadas. Isso quer dizer ao Governo Federal que não dá mais para servir a patrícios e plebeus e querer agradar a gregos e  troianos, não dá mais pra não mexer no bolso do banqueiro, garantir alguns programas sociais para as classes populares e as escolas das nossas crianças Brasil a fora continuar sem quadras, sem laboratórios, sem professores valorizados. 

Em dois pronunciamentos durante as manifestações, a Presidenta Dilma pareceu entender o recado dos brasileiros. Porém, não basta a Chefe de Estado se dispor a orquestrar um ritmo ainda mais avançado à nação, é preciso também garantir um conjunto de setores, bancada do Congresso Nacional e entidades que compreendam e se comprometam com algumas coisas, primeiro é compreender a encruzilhada histórica que a gente vive, passamos por maus bocados nas mãos de um Governo Neoliberal entreguista nos anos 90, caracterizado por cortes dos direitos trabalhistas, altos índices de fome, miséria e desemprego e de total subordinação ao Imperialismo Estadunidense, e somente com a eleição de um operário para a presidência do Brasil conseguimos iniciar um novo ciclo político, responsável por combater em grande parte essa herança maldita e consequentemente elevar a qualidade de vida do povo, mas que foi até então, insuficiente para realizar as reformas estruturais democráticas que o povo pediu nas ruas em junho.

Portanto, cabe aos que compreendem que nesta encruzilhada retroceder também é caminho, que avançar e fortalecer a nação para evitar possíveis retrocessos é o rumo que as forças progressistas devem trilhar. Pois bem, para isso é necessário um projeto político corajoso, amplo, materializado a partir da realidade concreta e que dialogue principalmente com as massas. A largada das eleições já está dada, mas o jogo está só começando. Ainda não está muito claro, mas de longe visualizamos candidaturas do PT, PSB e o falido PSDB, o PT de longe tem o dever de oferecer a continuidade do processo iniciado em 2002 em uma versão mais ousada, o PSDB não vai oferecer nada, porque eles não têm nada para oferecer e o PSB é a grande incógnita, o que o PSB tem a oferecer em esfera federal na conjuntura política atual? Se já era uma incógnita antes, com Marina de amarelo ficou ainda mais difícil de entender o que eles podem oferecer de verdade. 

Como já disse, o jogo está só começando e no final, os brasileiros serão responsáveis por mudar a correlação das forças políticas no país, por isso, atenção, a encruzilhada existe, é imperativo compreender e interpretar o jogo e escolher um lado de forma coerente e objetiva, o lado de avançar fortalecendo a nação. Serão doze meses de pura ebulição e efervescência.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p