Pular para o conteúdo principal

uma cuspida

Ele se levantou com alguma dificuldade consequente da idade avançada, caminhou em direção a porta lateral da sala, aquelas portas antigas que é dividida pela metade, em cima e embaixo, abriu a parte de cima e cuspiu, foi apenas uma cuspida, mas meus olhos encheram de lágrimas cheios de emoção, talvez você ache um exagero, mas pra mim foi exatamente assim como estou a descrever, uma cuspida emocionante! 

Não sei sua idade, mas já passa dos noventa, o irmão mais velho do meu avô, Tio Valfredo me emocionou nesta noite porque pude ver meu avô naquela simples cuspida e o pior é que nem lembro se já vi meu avô cuspindo daquele jeito, mas foi ele que eu vi ali. Quando meu avô Zé Guedes partiu da vida terrena, eu tinha oito ou nove anos, não convivia muito com ele porque morava longe, mas guardo pequenas e saudosas lembranças daquele senhor que passava bicho na praça de Jaguaribe, que assistia qualquer coisa que passasse na tv na sua cadeira de balanço, que me dava moedas e que quando eu pedia a benção ele respondia “deus te abençoe e te faça feliz”.

Como não conheci meu avô paterno, ele foi minha única referência de avô nesse mundo e ele tinha cara de avô mesmo e que bom, porque netos não lhe faltava. Fez dez filhos, cinco homens e cinco mulheres, cinco Josés e cinco Marias, uma delas, Maria Amélia, minha mãe. Vovô zé guedes tinha uma energia muito agradável, não sei falar muita coisa sobre ele, a lembrança mais viva que tenho é de sua doença e sua morte, ele morreu na minha frente, lembro como se fosse hoje, foi meu primeiro contato a morte, tristeza define, não quero mais falar disso. 

Lágrimas escorrem no meu rosto ao redigir essas linhas, a saudade resolveu me visitar nesta noite de sábado, então escrevo, assim eternizo essa sensação que é triste, mas que também é bonita. O tio avô que me referi acima, mora com outra tia avó e um primo da minha mãe, recentemente morava também um tio meu criado por essa tia, mas ele se casou. Ficaram então esses três senhores solteiros, a casa é uma casa nostálgica em tudo, nas paredes, nos móveis, nos retratos, no telhado e principalmente nas pessoas. 

Quando chego lá, muito raramente, sempre sou recebida com ternura e carinho e sempre é a mesma coisa, minha tia que se chama “Terezinha”, sempre aconselha “aproveite enquanto é moça, porque quando a idade chega, ela só vem com doença”, ela fala isso como quem não aproveitou quase nada, meu Tio Valfredo não escuta bem e daí o nosso diálogo é eu explicar de quem eu sou filha, na maioria das vezes ele acerta, por aí sou Melka, mas pra ele sou “Roberta de Melinha”, já o primo da minha mãe, Osvaldo, ele já deve ter mais de sessenta ou quase isso, ele me oferece bolachas, refrigerante, diz que eu tô muito bonita e só vive metido num quarto que fica nos fundos da casa consertando coisas velhas, quase inúteis. 

É sempre assim, o roteiro não muda, mas eu me sinto bem naquela casa, olhando aqueles retratos antigos, conversando com aquelas pessoas que me trazem um pouco de vovô Zé Guedes e então sempre que posso e estou disposta, faço uma visita a estes senhores que sempre tem alguma coisa a dizer, mesmo dizendo sempre a mesma coisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho