Pular para o conteúdo principal

SOBRE O CONGRESSO DA UEP

Todo congresso quando acaba deixa um buraco dentro da gente, acho que é saudade mesmo, só quem já foi pra um congresso de movimento estudantil sabe do que eu tô falando. Toda janela de ônibus bota a gente pra pensar (como Joy Carlu disse que alguém já escreveu isso). Subir num ônibus voltando de um congresso faz a gente pensar demais. Domingo peguei o último ônibus do último congresso que participei enquanto militante do movimento estudantil e não sabia o que pensar, só chorei, chorei toda minha alegria, satisfação, gratidão, tristeza, frustração e saudade de um pedaço da história da minha vida, páginas tão bonitas que não cabem aqui, mas me esforço pra tentar registrar porque preciso.
Depois de ser convidada pra disputar chapa do Diretório Acadêmico Identidade por Amanda em 2010 e ouvir Thamires Lucena então presidenta do DCE UPE falando sobre ter conquistado a GRATUIDADE DA UPE, me encontrei. É como se fosse assim, um dia alguém acha a gente. Que bom que fui achada e que bom que pude achar um monte de gente também. Não parei mais, era aquilo que me fazia sentir completa, feliz, era aquilo que tava mudando minha forma de ver o mundo e as pessoas, aquele era o meu lugar.
Durante minha trajetória me cansei, chorei, aprendi e fui muito feliz, não sei o que seria de mim se assim não fosse. Passei pelo Diretório Acadêmico Identidade, presidi com muito amor o DCE da UPE e em 2013 fui eleita no meio de uma confusão presidenta da UEP de Cândido que tem o mesmo sobre nome que eu. Foram os dois anos de militância mais difíceis e intensos por inúmeros motivos, sempre que me sentia desgastada corria pra ler textos antigos do meu blog, era eu mesma me convencendo pq eu estava ali, li coisas do tipo, "falava coisas que fazia olhos brilharem nas salas de aula, não posso esquecer dos olhos que brilham" e nunca vou esquecer, meus olhos brilharam junto com quem acredita que mudar o mundo é possível.
Tenho certeza que mudei o mundo junto com um monte de gente que não foge da luta.Realizamos na cidade das flores, Garanhuns, o maior congresso da história da União dos Estudantes de Pernambuco e espero que entre as centenas de estudantes que participaram, pelo menos meia dúzia "tenha se encontrado" e que seus olhos tenham brilhado.
Queria agradecer à Hugo Fulco e Beto Das Olinda (futuro conselheiro tutelar de Olinda) por toda paciência e por todo amor que depositaram na construção do congresso, ele só foi bonito daquele jeito por causa principalmente dessas duas figuras e agradecer também pela amizade da gente, pela camaradagem, por terem tornado os últimos meses mais leves e felizes, além de Roberta Beltrao, administradora da UEP e mãe.
Agradecimento é pouco ao nosso grande líder e anfitrião, Igor Amorim Pontes, além dele, a equipe liderada por ele, Júnior MesquitaEdilson Nunes Macedo (nosso prefeito do alojamento), Amanda PontesIngrid Vital e todos os outros que não sei o nome, parabéns e obrigada!
Agradecida à Rafaela AmorimWhodson Silva e Hercília que fizeram a apresentação de trabalhos darem certo e ser linda, foi a 1ª e vitoriosa mostra científica da UEP. Obrigada Lara MouraAlexsander Barbozza,Clécio Ferreira de Lima, Higor, Karollyne Arruda Paulo Victor e todos os meninos do "loucos nordestinos", Paulinho Coelho e toda banda "Plano Base", Mário Brós todo mundo que fez o festival de arte e cultura dar certo e deu e foi lindo demais!
Agradeço também aos convidados e convidadas que se deslocaram pra Garanhuns pra abrilhantar e qualificar nosso evento: Adriana Rocha CoutinhoHelmilton BeserraAluisio LessaLuciana Santos IIMarcelino Granja, Giane da AESGA, prof Petra do CAV, Levi do sindicato dos metroviários agradeço também aos que tentaram chegar e não conseguiram e à Carina Vitral, presidenta da gloriosa UNE que depois de cruzar o Brasil correu e conseguiu chegar lá.
Um salve ao programador do site do congresso, Rafael Queiroz e Victor Aldabalde o designer que fez essa linda arte elogiada por todos e todas, outro salve pra galera da comunicação, Ellen Lacerda, Carbonel e a moça da foto que não lembro o nome.
Saudações a direção executiva da UJS, Amanda MelloGuilherme Carapeba PaivaIngrid IvonoskaLais MágeroLuana LopesJelsimar P. Pimentel e em especial ao novo diretor de ME Universitário e chato e amigo, Thauan Fernandes!
Obrigada, Vic Barros, obrigada por segurar na mão da gente quando a gente precisa.
Um agradecimento mais que especial aos SECUNDARISTAS DA UJS que eu amo de paixão, Jairo MarquesAntonio NascimentoMayume CarvalhoErika W'SilvaArthur CarvalhoDiamante Everson Natanael, Natan, Romildo AlbuquerqueCássia LimaRoberta GomesGina Oliver,Lucas AzevedoLuuhh Dos Santosse vocês não existissem não tinha dado certo, vocês são os grandes responsáveis pela nossa vitória política no estado e são a alegria e a inspiração de militar em meio a tantas dificuldades, sou fã de todos e todas.
Desejo a minha amiga Flor Ribeiro dois anos de sucesso e aprendizado, a ela, a Jefferson Espindola, Igor, Yasmin Melo, Marcos Pacheco, Ranielle Vital, Alana Moraes, Elvis Arruda e todo esse povo que vai fazer a UEP dar certo (já deu).
Encerro aqui minha passagem no movimento estudantil, ainda poderia citar milhões de pessoas como Thiara, Vinicius, Luis Felipe Maciel, Vinícius meu tesoureiro, Ivson Carlos Araujo, mas já ficou longo demais. Sou muito feliz por ter conhecido tanta gente nesses anos todos através da militância, sem vocês não teria sentido, pq o que vale nessa vida são as pessoas.
Saudações aos que tem coragem e vamos em frente pq "o homem coletivo sente a necessidade de lutar" ^^



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p