Pular para o conteúdo principal

mujica e as coisas óbvias

Eu que sou brasileira e pernambucana, poderia dedicar minha atenção pra falar do melhor presidente que esse país já teve, o Lula, mas esse deixo pra uma próxima inspiração, já faz tempo que não só me inspiro mas suspiro por um outro líder latino americano, o José Mujica, conhecido como Pepe Mujica, agricultor de ofício e ex-presidente do Uruguai. Mujica virou referência no mundo inteiro pela sua simplicidade e forma de lidar com as questões concretas da sociedade , em seu mandato no Uruguai foi aprovado a descriminalização do aborto, o matrimônio igualitário e a legalização da maconha. 

Como ele diz "é preciso ver as coisas como são" e assim ele o faz, no Brasil nós tratamos as realidades com invisibilidade, poeticamente posso trocar a "invisibilidade" pela palavra "insensibilidade". Repara nos argumentos de Mujica, ele simplesmente sabe que as mulheres abortam, que pessoas do mesmo sexo tem relacionamentos, que as pessoas fumam maconha, sabe das implicações individuais e coletivas que levam a proibição e punição dessas práticas e propõe outra alternativa. 

Então o que ele faz, ele quer que as mulheres ao chegarem em um serviço de saúde abortando sejam tratadas com dignidade, quer que antes do aborto elas tenham acompanhamento psicológico pra elas terem certeza que é isso que elas querem, dentre outras coisas que não me aprofundei. Com o casamento igualitário não tem nem o que argumentar, por que não legalizar o que já existe e que não faz mal pra ninguém e é uma escolha individual? Com a legalização da maconha o debate é mais delicado e profundo, existe o viés da saúde das pessoas que são usuárias e o viés social do combate ao narcotráfico, a legalização traz alternativas, traz controle, traz instrumentos de combate ao tráfico.

Apesar do Uruguai ser um país pequeno, a sensibilidade e coragem em enfrentar o que tá diante dos nossos olhos é de tamanha humanidade e coerência que de fato inspira lutadores e lutadoras dessas mesmas causas no mundo inteiro. E como ele mesmo diz "não há homens imprescindíveis, há causas imprescindíveis" mas com certeza se o mundo tivesse mais homens e mulheres como ele o caminho a percorrer seria menos árduo, Mujica é um homem imprescindível.

Ele é imprescindível porque ele fala coisas óbvias, porque quando se tornou presidente continuou a viver na mesma casa e com os mesmos hábitos de vida, porque pra ele "era um emprego qualquer, tomo banho e vou trabalhar" e porque "nós políticos temos que viver como a maioria vive e não como a minoria."

Num mundo em que os valores materiais valem mais que as pessoas e que os interesses individuais sobrepõem aos coletivos e a política se tornou instrumento na garantia desses interesses, ele nos diz: “tive que aguentar 14 anos em cana (…) Nas noites que me davam um colchão eu me sentia confortável, aprendi que se você não pode ser feliz com poucas coisas você não vai ser feliz com muitas coisas. A solidão da prisão me fez valorizar muitas coisas.”  e diz, "se misturamos a vontade de ter dinheiro com a política estamos fritos. Quem gosta muito de dinheiro tem que ser tirado da política. É preciso castigar essa pessoa porque ela gosta de dinheiro? Não. Ela tem que ir para o comércio, para a indústria, para onde se multiplica a riqueza".

Eu poderia seguir compartilhando apenas frases desse homem, mas fica aqui o registro desse grande líder que deve servir sempre de inspiração pra todos e todas que lutam pra que punhados de sonhos se tornem realidade a partir de uma política humana, que fale a verdade, que enxergue as pessoas acima de qualquer coisa e concluo com uma frase de seu discurso de posse quando eleito presidente do Uruguai: "o agente de mudanças são vocês, povo querido!"

Sou grata por Pepe Mujica existir!


Assista:








Comentários

  1. Mujica é antagônico ao comum e isso o torna especial. Ele existir, e ter feito tudo o que fez, da forma que fez, mostra que é possível fazer política social sem as amarras só conservadorismo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p