Pular para o conteúdo principal

feminismo para iniciantes

Não faz muito tempo que me descobri feminista e me sinto muito responsável por despertar mais consciências pra essa luta que é tão necessária, então, vai aqui mais um registro. Tenho escutado as vozes do mundo real, tenho escutado opiniões assustadoras e preciso esclarecer algumas coisas antes que sufoque por dentro, preciso impedir que equívocos continuem sendo reproduzidos em relação a luta das mulheres. 

Vamos lá, pra começar as pessoas precisam entender que o machismo foi construído socialmente ao longo da história, e quando as pessoas conseguem ter essa compreensão da construção social histórica das coisas, conseguem entender o racismo e a desigualdade que os negros se encontram até nossos dias, conseguem compreender que historicamente pobre no Brasil nunca teve oportunidade de ascender socialmente e só quando a gente elegeu um operário pra ser presidente é que conseguimos ter mais dignidade e oportunidades, enfim, a gente consegue entender que nada é um retrato parado, que tudo é como se fosse um filme com protagonistas que sempre foram privilegiados e agora existem outros atores que querem aparecer também porque somente agora eles foram enxergados (não sei se vocês tão entendendo o que tô querendo dizer).

A sociedade na sua estrutura é machista, é racista, é capitalista, ponto. Eu reproduzo práticas machistas, racistas e capitalistas nas minhas expressões, na minha forma de ser ou de algum jeito, porque tá impregnado em mim e me ensinaram a ser assim desde que nasci, logo, não tem idade pra ser machista, racista e capitalista. Depois disso as pessoas precisam entender o que danado é esse machismo que a gente tanto fala, o machismo foi a construção social que inventou que o homem é o provedor do lar, então cabe a ele as tarefas externas a casa e as mulheres são responsáveis pelas tarefas domésticas e cuidado com os filhos desse homem.

Inventaram que esse trabalho fora de casa tem muito valor, ele recebe pra isso e com isso ele sustenta essa casa, inventaram que o trabalho dessa mulher que não para de trabalhar o dia todo e que tem obrigação de educar bem os filhos não tem valor nenhum e ela não recebe por isso, dessa forma os homens detentores da renda dessa casa, donos dessa casa, pai desses filhos que o devem obediência, veem em suas esposas uma extensão da sua propriedade, ela pertence a ele, assim como a renda, a casa, os filhos.

E aí, as profissões mais bem remuneradas foram majoritariamente ocupada por homens, fazer engenharia, medicina ou direito é coisa de homem, lavar prato, arrumar casa e lavar roupa é coisa de mulher, colocar o filho pra dormir é coisa de mulher, ir pra reunião de "pais" na escola dos filhos é coisa de mãe, a história construiu papeis para homens e para mulheres. E aí desde cedo garantiram a liberdade sexual para os homens e para as mulheres restou a castidade, fora disso é pecado, é julgamento, é proibição, é condenação, então transar com quem quiser é coisa de homem e a mulher tem que esperar para depois que se casar. Como se isso não bastasse, o homem pode trair e pode abandonar sua parceira e a mulher não, mas se ela faz isso, ela morre como a gente vê todos os dias nos jornais.

Permitiram que o homem andasse sem camisa e por ele ser tão forte assim e ter certeza que ninguém vai mexer com o corpo dele, ele não tem medo de andar sozinho na rua, mas disseram que as mulheres tem que andar compostas porque se ela usar roupa curta ela tá pedindo pra ser desejada pelos homens, afinal eles tem os instintos deles né? E aí, a gente vive levando cantada na rua e com medo fica calada, a gente finge que não ouviu e pronto, tá resolvido. Inventaram também que a política é coisa de homem e até um dia desses apenas pelo fato de sermos mulheres nós não podíamos votar, quem faz as leis que rege a vida de homens e da maioria da população que são as mulheres, são homens que não sabem o que é ser mulher. 

Não sei se você tá me entendendo, mas o machismo é tudo isso, é quando a diferença entre o sexo masculino e feminino gera desigualdade social, econômica e política entre homens e mulheres e é um absurdo essas coisas serem determinadas apenas por conta do sexo que cada um nasceu ou escolheu, concorda? E aí essas invenções ao longo da história sempre colocou a mulher em um nível inferior aos homens, não percebe?

Olha, o machismo não é uma escolha, ninguém nasceu e pensou "vou ser machista", ele simplesmente existe e nós simplesmente o praticamos e não é algo que não possa mudar, já o feminismo sim, o feminismo é uma escolha de resistência no combate a esse machismo arraigado, velado, escancarado, estruturado e naturalizado, naturalizado como a exploração dos trabalhadores é, já parou pra pensar nisso também? as pessoas trabalham pra sobreviver e enriquecer outras pessoas, mas isso fica pra um outro capítulo. 

Ser feminista e contribuir com a luta feminista é lutar para acabar com essas desigualdades que eu falei aqui, apenas. E não posso deixar de tocar em duas coisas que fui questionada hoje, "ah, mas se as mulheres querem ser iguais aos homens porque elas não fazem trabalho pesado também?", respondi que historicamente construíram a ideia que isso é trabalho de homem, então as mulheres foram excluídas desse trabalho e que hoje muitas mulheres trabalham na construção civil sim e toquei no ponto também da vida das mulheres que a gente defende, veja, sabemos que homens morrem muito e todos os dias, a violência, o tráfico de drogas, os acidentes de carro e moto, e precisamos defender essas vidas também, mas a luta feminista pela vida das mulheres é porque somos vitimadas pelo machismo, sacou? Se não entendeu, volta pro começo que por esse texto é só. 






Comentários

  1. Decerto que o MACHISMO é uma chaga social. A implantação dele na sociedade deve ter sido feito por algum HOMEM. Mas a sua manutenção e conservação e afirmação, infelizmente, é feito na maioria das vezes por uma MULHER! E, pasmem, na maioria das vezes essas mulheres são instruídas academicamente, e não ignorantes, faveladas, sem estudo. É a contradição social da nossa sociedade, manchada por escrotices, ilusões e hipocrisias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho