Pular para o conteúdo principal

O PAPEL DAS ENTIDADES ESTUDANTIS NA UPE

Costumo dizer que o movimento estudantil nasce da necessidade dos estudantes se organizarem pra resolver o que está errado. Foi o movimento estudantil que na ditadura militar foi às ruas pela volta da democracia, que pediu eleições diretas, que tirou um presidente corrupto do poder. Há quem diga que o movimento estudantil "não é mais o mesmo de antigamente" e aí que precisamos compreender que de fato não é, porque antigamente não existe mais, estamos vivendo um outro momento e outras lutas. 

Por exemplo, até 2009 eram cobradas mensalidades na UPE, depois de muita luta ela se  tornou gratuita, aí a gente se pergunta, a luta acabou? O movimento estudantil luta pelo que agora? A luta agora é pelo que ainda não temos: casa do estudante, restaurante universitário, mais bolsas de pesquisa e extensão, bolsas de auxílio permanência e várias outras coisas. Mas o que a gente tem a ver com isso tudo? Somente os estudantes tem condições de lutar pelas necessidades que sentem na pele. O professor nem o reitor vão fazer isso, mas quem precisa da mudança, que somos nós, então nós que temos que reivindicar. 

O DCE - diretório central dos estudantes serve pra representar os estudantes da universidade, de todos os campi: Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru, Palmares, Nazaré da Mata, FOP, Benfica, Santo Amaro, o DCE tem o papel de reivindicar as pautas mais gerais dos estudantes como infraestrutura, concurso público pra professor, representar os estudantes no conselho universitário, o CONSUN, (reunião mensal entre Reitoria, diretores de campus e entidades sindicais pra decidir os rumos da UPE), além disso o DCE deve promover a integração dos estudantes de todos os campi através do CONEUPE que é o congresso dos estudantes da UPE que deve acontecer de dois em dois anos e o INTERUPE que são os jogos internos da UPE com várias modalidades de esportes.

 Já os Diretórios Acadêmicos - DAs são as representações de estudantes dos prédios, a ESEF por exemplo, Escola Superior de Educação Física tem um DA, já no campus mata norte tem um DA do campus pra todos os cursos que tem o papel de representar os estudantes nos Conselhos de Gestão Acadêmica, CGA, onde decide assuntos referentes aquela faculdade/campus, deve integrar os estudantes do campus, promover atividades acadêmicas, calouradas. 

Diferente da ESEF no campus mata norte, por exemplo, existem vários cursos, então existe a necessidade de ter uma representação por curso, porque todos tem suas especificidades, então é o CA, centro acadêmico. Ele deve representar os estudantes de seu curso em reuniões de direção de pleno com coordenadores de curso, professores, etc, deve realizar reuniões com representantes de turma pra conhecer os problemas de cada turma e tentar ajudar a resolver com as coordenações de curso, deve representar os estudantes de seu curso em congressos, encontro de estudantes, deve realizar semana dos cursos com atividades acadêmicas e emitir certificados em parceria com a coordenação de extensão do seu campus, articular ônibus pra levar os estudantes do curso que representa pra alguma atividade, são várias as coisas que um CA pode fazer, até mais que o DCE, pois o CA está em contato direto com a necessidade mais latente do estudante. 

No movimento estudantil classificamos o DCE como uma entidade geral e o DA ou CA como uma entidade de base e todos devem MOVIMENTAR os estudantes!  

Se quiserem conhecer mais, deem uma olhada no site da UNE: http://www.une.org.br/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o cronômetro da mãe solo

22:30 e ainda estou lendo agenda escolar (eu achava que hoje daria pra terminar a leitura daquele livro que eu queria tanto, mas hoje mais uma vez não deu, tento desde o ano passado), nela encontro além dos 10 trabalhos de casa para serem entregues nos próximos dias, mais uma demanda que precisa ser cumprida sob pena de eu ser condenada como uma mãe descuidada, afinal é só uma guloseima pra comprar e entregar na escola, coisa super simples. 22:30 e desde 05:30 não paro de cronometrar o tempo (assim como todos os dias), até 06:30 eu e todas as bolsas precisam estar prontas, mas nunca estão (são pelo menos 5 bolsas que precisam ser checadas todos os dias antes de sair, com vestimentas, refeições, acessórios, materiais de trabalho), 06:30 é hora acordar a princesa para ela estar pronta até 07:00 e ela nunca está, a meta é sempre sair pelo menos 07:15 e incrivelmente tem dias que eu consigo. No trabalho avalanche de demandas, mato todas no peito, sei fazer tudo, sou boa em fazer tudo que f...

de encomenda

Tava pensando hoje que se eu pudesse "encomendar" alguém como a gente faz nos aplicativos de compras com opções de personalizar pedidos, incluir preferências, remover desagrados, o produto final seria você, exatamente assim, um combo perfeito com imperfeições de tudo que eu gosto, de tudo que me atrai, de tudo que eu quero ter por perto e sempre quis.  Se tu não existisse e se pudesse, eu te encomendaria com toda certeza do mundo: com teus olhos bonitos e penetrantes, teu riso e tua risada, tua voz, tua presença dominadora, tuas ideias, tuas memórias, teus sonhos, tuas fantasias, teu compromisso, teu cuidado, tua disposição pra viver, tua doçura, tua inteligência, tua sabedoria, tua disponibilidade, tua safadeza, tu.  E sem encomendar, planejar ou calcular, tu chegou, chegou em um pacote grande, transparente e fácil de abrir, sem arrodeio, virou presente e presença potente e permanente, presença que dá sentido, que sintoniza, que alegra, que cuida, que desmonta. Presente que ...

tempo de (re)pousar

E cada vez mais a vida e os dias mostram que não temos todo tempo do mundo, tampouco tempo para fazer tudo que quisermos. Como escreveu Rubem Alves "é preciso escolher", é preciso decidir a todo o momento o que merece o nosso tempo, o que se faz com o tempo de agora, o que deixa para o tempo de depois, se virá esse tempo.  Agora precisa escolher se estuda, abre um livro, vai na praia, se olha a rua, se conversa com os filhos, amigo, namorado, se faz isso ou aquilo, não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo, é preciso escolher: é preciso escolher o tempo que se dedica a cada coisa e a cada pessoa que dá sentido nessa vida. É preciso escolher o que importa, o que vale seu tempo, porque assim como corre o dia, corre também a vida, o tempo de vida. O tempo é o que temos de mais precioso, por isso insisto em dizer que quero o teu tempo. Teu tempo de silêncio ouvindo brasilidades encostada no teu peito, teu tempo nos domingos com chuva, teu tempo dando gargalhadas vendo besteira, teu te...