Pular para o conteúdo principal

O PAPEL DAS ENTIDADES ESTUDANTIS NA UPE

Costumo dizer que o movimento estudantil nasce da necessidade dos estudantes se organizarem pra resolver o que está errado. Foi o movimento estudantil que na ditadura militar foi às ruas pela volta da democracia, que pediu eleições diretas, que tirou um presidente corrupto do poder. Há quem diga que o movimento estudantil "não é mais o mesmo de antigamente" e aí que precisamos compreender que de fato não é, porque antigamente não existe mais, estamos vivendo um outro momento e outras lutas. 

Por exemplo, até 2009 eram cobradas mensalidades na UPE, depois de muita luta ela se  tornou gratuita, aí a gente se pergunta, a luta acabou? O movimento estudantil luta pelo que agora? A luta agora é pelo que ainda não temos: casa do estudante, restaurante universitário, mais bolsas de pesquisa e extensão, bolsas de auxílio permanência e várias outras coisas. Mas o que a gente tem a ver com isso tudo? Somente os estudantes tem condições de lutar pelas necessidades que sentem na pele. O professor nem o reitor vão fazer isso, mas quem precisa da mudança, que somos nós, então nós que temos que reivindicar. 

O DCE - diretório central dos estudantes serve pra representar os estudantes da universidade, de todos os campi: Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru, Palmares, Nazaré da Mata, FOP, Benfica, Santo Amaro, o DCE tem o papel de reivindicar as pautas mais gerais dos estudantes como infraestrutura, concurso público pra professor, representar os estudantes no conselho universitário, o CONSUN, (reunião mensal entre Reitoria, diretores de campus e entidades sindicais pra decidir os rumos da UPE), além disso o DCE deve promover a integração dos estudantes de todos os campi através do CONEUPE que é o congresso dos estudantes da UPE que deve acontecer de dois em dois anos e o INTERUPE que são os jogos internos da UPE com várias modalidades de esportes.

 Já os Diretórios Acadêmicos - DAs são as representações de estudantes dos prédios, a ESEF por exemplo, Escola Superior de Educação Física tem um DA, já no campus mata norte tem um DA do campus pra todos os cursos que tem o papel de representar os estudantes nos Conselhos de Gestão Acadêmica, CGA, onde decide assuntos referentes aquela faculdade/campus, deve integrar os estudantes do campus, promover atividades acadêmicas, calouradas. 

Diferente da ESEF no campus mata norte, por exemplo, existem vários cursos, então existe a necessidade de ter uma representação por curso, porque todos tem suas especificidades, então é o CA, centro acadêmico. Ele deve representar os estudantes de seu curso em reuniões de direção de pleno com coordenadores de curso, professores, etc, deve realizar reuniões com representantes de turma pra conhecer os problemas de cada turma e tentar ajudar a resolver com as coordenações de curso, deve representar os estudantes de seu curso em congressos, encontro de estudantes, deve realizar semana dos cursos com atividades acadêmicas e emitir certificados em parceria com a coordenação de extensão do seu campus, articular ônibus pra levar os estudantes do curso que representa pra alguma atividade, são várias as coisas que um CA pode fazer, até mais que o DCE, pois o CA está em contato direto com a necessidade mais latente do estudante. 

No movimento estudantil classificamos o DCE como uma entidade geral e o DA ou CA como uma entidade de base e todos devem MOVIMENTAR os estudantes!  

Se quiserem conhecer mais, deem uma olhada no site da UNE: http://www.une.org.br/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p