Pular para o conteúdo principal

Vida de puta não é nada fácil

 A prostituição é uma das profissões mais antigas do mundo e merece respeito como qualquer uma! Você sabia que pecado não é crime e que moral é diferente de direito? Primeiro, o que é pecado pra você talvez não seja pra mim. E a mesma coisa eu digo sobre a moral. As pessoas julgam a prostituição como um trabalho sujo e imoral, mas calma lá meu caro, se você acha isso o problema é apenas seu, as pessoas usam seus corpos da maneira que acham melhor e as prostitutas entendem que elas não vendem seus corpos, mas prestam serviços sexuais. 

No primeiro semestre quando tava estudando a SAÚDE DA MULHER, tive a oportunidade de visitar a Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo - APPS e conversar com a Coordenadora Geral , Nancy Feijó, entrei com a mente aberta ao que poderia encontrar e saí com novos conceitos sobre essas mulheres. Ela falou coisas do tipo "a gente tá nessa vida por que quer" e contou dos grandes riscos que essas mulheres passam nas noites do Recife. Cobram o que a necessidade obriga, sofrem violência, estupro (ou você acha que prostituta não pode ser estuprada?), trabalham pra sustentar os filhos e a casa, chegam pela manhã pra descansar, depois fazer os serviços domésticos, não tem tempo pra cuidar da saúde e ainda tem gente que diz que a "vida delas é fácil". 

Elas também amam, tem companheiros, são como qualquer um de nós, mas sofrem muito preconceito por viver como vivem e encontram no preconceito dessa sociedade extremamente hipócrita os obstáculos para que conquistem seus direitos na luta por condições dignas de trabalho que inclui: regulamentação do trabalho da prostituta; acesso aos insumos de prevenção de DST/Aids; acesso aos serviços de saúde integral; direito de migração para o trabalho legal; que o trabalho sexual é um direito sexual; que as prostitutas se assumam como prostitutas/putas em todos os espaços e auto-organização das prostitutas.

 Existe uma Rede Brasileira de Prostituta que serve como instrumento de luta para essa classe e vários movimentos como o Davida, Dasputa, Beijo da rua. É tanta informação que não sei como termino o texto, deixo para sua reflexão a letra de Geni e o Zepelim de Chico Buarque e uma das histórias engraçadas de Nancy contadas pra Jô. 








De tudo que é nego torto
Do mangue e do cais do porto
Ela já foi namorada.
O seu corpo é dos errantes,
Dos cegos, dos retirantes;
É de quem não tem mais nada.
Dá-se assim desde menina
Na garagem, na cantina,
Atrás do tanque, no mato.
É a rainha dos detentos,
Das loucas, dos lazarentos,
Dos moleques do internato
(...)
Ela é um poço de bondade
E é por isso que a cidade
Vive sempre a repetir:
"Joga pedra na Geni!
Joga pedra na Geni!
Ela é feita pra apanhar!
Ela é boa de cuspir!
Ela dá pra qualquer um!
Maldita Geni!"
(...)
Acontece que a donzela
(E isso era segredo dela),
Também tinha seus caprichos
E ao deitar com homem tão nobre,
Tão cheirando a brilho e a cobre,
Preferia amar com os bichos.
Ao ouvir tal heresia
A cidade em romaria
Foi beijar a sua mão:
O prefeito de joelhos,
O bispo de olhos vermelhos
E o banqueiro com um milhão.
Vai com ele, vai Geni!
Vai com ele, vai Geni!
Você pode nos salvar!
Você vai nos redimir!
Você dá pra qualquer um!
Bendita Geni!
(Chico Buarque de Holalnda)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p