Longe de Recife um dia desses constatei: Recife é uma cidade que a gente odeia, mas não vivem sem porque sente amor. A gente odeia o trânsito do Recife, a falta de mobilidade na nossa cidade porque todo mundo precisa vir pra Recife, o centro onde tudo acontece, mas a gente ama porque até no meio da confusão dos ônibus lotados a gente tem um povo arretado que ainda consegue sorrir.
A gente odeia Recife porque Recife fede, mas a gente ama passar pelas pontes do Recife e admirar a paisagem da nossa Veneza brasileira. A gente odeia as desigualdades que não é difícil perceber, seja nos contrastes urbanos entre prédios luxuosos e barracos, seja com as pessoas em situação de rua que a gente esbarra toda hora, mas a gente ama o vuco-vuco, as lojas e a agitação que só Recife proporciona.
A gente odeia a violência, os assaltos e o medo de andar nas ruas à noite, mas adora as noites do Recife e consegue se sentir livre em pleno Recife Antigo. A gente odeia dia de jogo porque sente medo das brigas das torcidas, mas a gente ama o Sport, o Santa Cruz e o Náutico. A gente odeia aqueles dias de chuva em que tudo para, tudo alaga, tudo enche, mas a gente ama os dias de sol que as cores vibram e tem vida.
A gente odeia esperar por ônibus como o Barbalho/Detran, Casa Amarela/TRT e Dois Unidos/Prefeitura, mas a gente ama sair dia de domingo que não tem muito trânsito e poder aproveitar o que o Recife tem pra oferecer. A gente odeia o calor infernal que o Recife faz quase o ano inteiro, mas ama suar no passo do frevo e maracatu.
E aí a gente sai odiando as coisas que atrapalham a gente de amar ainda mais essa cidade que carrega o peso e a leveza de tanta cultura, tanto patrimônio histórico, tanta diversidade, pluralidade, tanta cor, que mistura tudo e dá o Recife que a gente conhece e que não é o mesmo em Casa Amarela e em Boa Viagem, não é o mesmo em Casa Forte e no Alto José Bonifácio, mas que é aquele lugar que quando a gente vai pra fora a gente enche a boca pra dizer: sou de Recife! E lá fora Recife é um só!
Comentários
Postar um comentário