Pular para o conteúdo principal

Amanhã eu vou votar em João Campos e Isabella de Roldão para a prefeitura de Recife.


Desde 2012, ano em que elegemos
Geraldo Julio
e
Luciano Siqueira
, me organizo no PCdoB, naquele ano minha candidata a vereadora era
Antonieta Trindade
. Foi a primeira vez que entendi o que representavam as eleições municipais e a discussão da disputa de projeto de cidades. Nós do PCdoB, defendemos diariamente um projeto nacional de desenvolvimento para o nosso país, seja nas entidades dos movimentos sociais ou nos espaços de governo que ocupamos.
Defendemos o meio-ambiente, a garantia da saúde, educação e assistência social para todos e todas nós, reformas estruturantes no sistema tributário e político e os direitos sociais das parcelas historicamente oprimidas na sociedade como as mulheres, as pessoas negras e LGBTs. Nós defendemos um país mais justo pras pessoas com desenvolvimento social e distribuição de renda.
Só que temos a clara compreensão que para alcançar nossos objetivos, nem sempre vamos percorrer o caminho ideal, precisamos traçar nossa estratégias a partir do que temos na mão concretamente e esse caminho nem sempre é o mais fácil, ele às vezes é ou parece ser contraditório. A luta política é assim, cheia de contradições.
E nessa perspectiva nos organizamos através do centralismo democrático, como lembrou bem meu amigo
Elvis Arruda
um dia desses, se trata no final de todo mundo errar ou acertar junto, mas nossa maior característica é essa: unidade política e de ação. Defendemos juntos e juntas as mesmas coisas, só que como já falei, nada é tão simples assim e isso pode representar uma prova de fogo pra militância.
Mas seguimos firmes e unidos, e amanhã nossa maior batalha eleitoral será eleger Manuela D'Ávila prefeita em Porto Alegre e aqui em Recife
João Campos
como nosso jovem prefeito. E tendo como adversária uma candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), o nosso apoio a mesma tem sido muito cobrado e não compreendido.
Acontece, gente, e eu vim aqui para falar disso pra vcs, além de registrar o pedido do voto, claro, que a nossa coerente posição vem de muitas construções que a maioria das pessoas, principalmente aquelas que defendem projetos de esquerda, tem dificuldade de fazer a leitura.
O PT é um aliado histórico nosso na construção de grandes feitos para a mudança da vida das pessoas no nosso país. Mas cada local tem sua realidade específica e queria resgatar que apesar de termos construído os governos do PT em Recife desde a eleição do melhor prefeito que essa cidade teve,
João Paulo
, em 2012 optamos por outro caminho.
Não sei se vcs lembram, mas o próprio PT colocou como prioridade naquele momento eles mesmos, sim, a maior pauta deles era quem seria o candidato naquele ano, muita disputa interna e confusão, muito desgaste, foi quando surgiu a candidatura de Geraldo e o então governador Eduardo Campos aglutinou a maioria das forças em torno do projeto da Frente Ampla.
E de lá pra cá, nós do PCdoB construímos o governo municipal, que modéstia parte, tudo que a gente dirige dirigimos com excelência e demos excelente contribuições a frente das secretarias de esportes, meio-ambiente e das mulheres. Tenho muito orgulho disso.
E no geral, avaliamos as duas gestões de 2012-2020 como fundamentais para fazer avançar a nossa cidade, nossa turma do movimento estudantil, que eu fiz parte, comemoram o PROUNI municipal e o PASSE LIVRE por exemplo. No dia inclusive da aprovação do passe livre, eu estava lá como presidente da UEP e no anúncio do número de passes que os estudantes teriam direito, fiz a defesa que passe livre não era acesso somente a ida na escola, mas ao acesso ao lazer e a toda a cidade, e conseguimos aprovar um número maior de passagens.
Por essas e outras, que vcs podem ter conhecimento acessando as redes do candidato João Campos ou do governo, que temos certeza que estamos do lado certo, continuar fazendo parte desse projeto com a perspectiva de renovação pela reoxigenação de juventude que João representa, bem como o comprometimento e experiência de
Isabella de Roldão
(PDT) que já teve dois mandatos como vereadora e uma mulher que muito me representa nas questões de gênero.
As propostas dos nossos candidatos nos representam muito, e como João mesmo fala, são viáveis, exemplifico aqui com aquela que me toca e que tenho discutido no Instagram (@melka65081). Enquanto João propõe duplicar a vaga das creches (inclusive essa semana foram inaugurada 04 pelo prefeito GJ), Marília promete de forma irresponsável ZERAR a fila, isso é impossível, a demanda é gigante e o que mais me incomodou foi a proposta, "Florescer", vcs viram?
Ela fala de reestruturar locais na comunidade e capacitar mães para trabalharem lá. Eu sou totalmente contra, da forma pelo menos que a candidata apresenta. Primeiro porque acho que reforça a questão estrutural que coloca as mulheres/mães na situação de responsáveis pelo cuidado com os filhos e segundo porque o papel da creche se dá pela questão da educação infantil de qualidade que deve ser garantida para as crianças de 0 a 3 anos, defendemos isso no Plano Nacional de Educação, e não como um lugar pras crianças ficarem por ficar.
E assim como essa, achei as demais propostas muito eleitoreiras e apelativas "pra ganhar voto fácil pelo senso comum", afinal que mulher não quer ouvir que vai ter uma oportunidade de renda e de colocar o filho e filha numa creche? É, prefiro propostas baseadas na realidade concreta que João e Isabella apresentam e o que foi construído por Geraldo e Luciano.
É claro que temos críticas e que tem muito ainda a ser feito, mas nenhum governo é perfeito e acabado, como o discurso da candidata Marília Arraes ela faz parecer. É claro que não concordamos com tantos ataques, de ambos os lados, e da baixa qualidade política resultante da relação pessoal e de desgaste entre os candidatos.
Mas estamos aqui pra defender propostas e sermos coerentes com o que defendemos. E nessa defesa não cabe somar com o PT nessa eleição, inclusive por fazermos a leitura que as características do PT local de ter dificuldade de aglutinar forças em torno dele, de não ter uma equipe técnica competente para fazer governo, não contribuem para que em 2022 possamos ter condições de derrotar a direita e o Bolsonarismo nas urnas.
Eu voto 40 amanhã com a esperança de que além de ser o melhor para o povo de Recife, em 2022 possamos construir uma ampla aliança nacional e devolver o Brasil para quem se preocupa com ele.
Até a vitória!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p