Pular para o conteúdo principal

Cinco anos...

Em cinco anos eu aprendi muita coisa, surpreendente constatar como uma Universidade te transforma, o meu único lamento não poderia se dar por outro viés que não fosse político, o meu lamento é o motivo da minha luta, queria que todos tivessem a oportunidade de estar dentro da Universidade. Hoje eu sou outra pessoa, aprendi a ser mais livre, aprendi que é obrigação dividir meu aprendizado, aprendi a ser mais humana, me descobri gente.

Acho que herdei dos meus pais esse negócio de ter sangue no olho, pra mim sempre foi natural isso de correr muito atrás do que quero, não abaixar a cabeça e ser muito firme, no decorrer da caminhada ouvi várias vezes "não sei como tu aguenta", eu achava bobagem, mas olhando pra trás de fato não foi fácil, morar a mais de duas horas de ônibus lotado da faculdade me obrigou a ter que dormir em outras casas, de parentes e amigos, minha sorte é que tenho sorte e sempre fui bem acolhida, hoje vejo que precisei disso pra saber o que é ter saudade dos meus pais, a gostar mais da minha casa, a respeitar o espaço do outro, a ser solidária, descobri que em Itamaracá "vive-se bem" e que é daqui que eu gosto, carrego também um tanto de tristeza, é que a malvada da morte me levou alguns vizinhos queridos, daqueles que quando te veem na rua te cumprimentam e querem bem, foi na correria dessa vida que não pude me despedir de nenhum, a comoção foi só de longe quando minha mãe ligava pra me informar.

Fiz a escolha de ser militante, a verdade é que aprendi mais fora da sala de aula que dentro, muitas amigas não entenderam e não entendem até hoje que quando a gente escolhe lutar pelo bom e pelo justo todas as outras coisas se tornam pequenas, se eu nunca tive vocação pra futilidade, depois do movimento estudantil não me permiti fazer parte de nada que não tivesse valor humano ou político e quando ouço palavas de agradecimento  de colegas por verem em mim a porta de entrada pra esse novo mundo que se abre ao ter sua consciência política despertada, respiro em paz e feliz, me sinto de missão cumprida.

Tive que me dividir em mil várias vezes, em um dia fiz coisas que "pessoas normais" fariam em até uma semana e me esforcei como pude pra ser uma palavra muito chata, "disciplina", disciplina pra me concentrar nas aulas, disciplina pra chegar cedo nos estágios, disciplina pra ser presidente do DCE da UPE e da UEP Cândido Pinto ao mesmo tempo, não fui tão disciplinada como planejei, mas juro que tentei.

Foram algumas lágrimas, muitos sorrisos, incontáveis copos de cerveja e lapadas de cana, fui feliz no final e toda hora, tenho infinitas histórias pra contar que não cabem nem nessas linhas, obrigada a todos os amigos e amigas que tornaram a caminhada mais leve e bonita, foram cinco anos de preparação pra o que está por vir, mas aprendi também que a gente nunca tá preparado pra tudo, o que a gente precisa mesmo é de coragem, enfim, o tempo todo foi amor, um amor pra vida toda, depois de cinco anos, enfim, enfermeira!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p