Pular para o conteúdo principal

13 de março

As manifestações de junho de 2013 simbolizaram o início de uma acirrada disputa de projetos e ideias colocando em evidência os interesses de classe que movem a sociedade brasileira, elas anteciparam junto com a Copa do Mundo o debate da campanha presidencial. Dentre todas as candidaturas apresentadas, mais uma vez se deu a polarização entre dois projetos antagônicos representados de um lado pelos setores conservadores e as elites econômicas e do outro pelas camadas populares que ascenderam social e economicamente nos últimos anos. 

O resultado das eleições foi antecedido de muita mobilização de rua, de muito debate nas redes sociais e de muita ofensiva midiática a serviço da direita, não foi fácil, mas o projeto que dialoga com os anseios do povo trabalhador venceu nas urnas. A vitória eleitoral de Dilma não significou o término da disputa, ainda vivemos um ambiente político de embate desgastante e com lados muito bem definidos. Estamos no início do segundo mandato da presidência de Dilma e os rumos que o curso político vem tomando estão colocando em xeque todas as conquistas que foram iniciadas a partir do governo Lula, o cenário está desfavorável para aqueles que sonham com um país com menos preconceito, mais igualdade e mais justiça social. 

A todo o momento a imprensa brasileira, que também tem lado, reproduz os interesses da direita e da imparcialidade das notícias controlando dessa forma a opinião daqueles que muitas vezes tem a televisão e o rádio como única fonte de informações. Tenta de todas as formas veicular todos os escândalos de corrupção a um único partido como se a corrupção fosse uma prática isolada de uma organização e recente. E em um momento de grande ofensiva da direita e de ataques que ameaçam a nossa democracia e o grande patrimônio do povo brasileiro que é a Petrobrás, está dada a ordem que não podemos recuar nem por um instante e defender todas as conquistas acumuladas até agora como alternativa. 

Conquistamos em 2013 setenta e cinco por cento dos royalties do pré-sal pra educação, setor estratégico para garantir a soberania e desenvolvimento do povo e da sociedade, vamos avançar, mas pra isso a Petrobras deve estar a serviço daqueles que tem responsabilidade com esses avanços e não daqueles que a todo custo tentam denigrir e reproduzir a imagem que a Petrobras está sendo conduzida de maneira irresponsável e de mãos dadas com a corrupção escancarada, a corrupção existe em empresas públicas e privadas e a maior arma para combatê-la nada mais é que uma reforma política democrática que garanta o fim do financiamento privado das campanhas eleitorais, essa sim é nossa alternativa ao retrocesso que os setores conservadores querem nos impor, mas somente nas ruas iremos reafirmar que vivemos em uma democracia que precisa ser fortalecida pela reforma do sistema político e eleitoral e que o “impeachment” que a direita golpista tenta construir não vai acontecer. Por um Brasil de todos e todas, com mais oportunidades, menos desigualdades e menos injustiças sociais, a rua é o nosso lugar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p