Pular para o conteúdo principal

hasta luego, sarait

Me recordo de todos os ataques quando foi criado o programa "Mais Médicos", acéfalos diziam que estávamos deixando de investir em médicos brasileiros pra dar dinheiro ao sistema socialista de Cuba e outros absurdos, esse discurso poderia até convencer quem não conhece a realidade da relação médicos x PSF, mas não a mim. É certo que as condições de trabalho em muitas unidades de saúde da família são bastante precárias, mas é verdade também que não é interessante pra muitos médicos serem da atenção básica, porque é muito tempo dedicado em um serviço só e tempo é dinheiro.

Tempos depois passei na prova de residência em Saúde da Família e assim que soube as unidades onde estaríamos alocados, soube que em uma delas a médica era cubana, me empolguei e quis ser desde já dessa unidade, a outra colega não fez questão de ficar lá e assim foi, fiquei vibrante com a ideia de estar perto de uma médica do programa, uma médica cubana, pensei que teria oportunidades de aprender e aprendi, mas não aprendi sobre práticas e técnicas, Sarait me ensinou valores, me mostrou o que uma sociedade socialista é capaz de formar para além da profissão e aqui compartilho um pouco com vocês.

Nossa principal referência de médicos brasileiros são aqueles homens com ar de superioridade, donos da verdade e que tem poder. No Casarão do Cordeiro, unidade de saúde que trabalho, a gente almoça na copa e almoça qualquer coisa, cuscuz com calabreza, macarrão com sardinha, enfim, qualquer coisa, a primeira coisa que reparei foi que Sarait almoçava conosco e que a pessoa que ela mais tinha afinidade trabalha com serviços gerais e ia até pra casa dela almoçar de vez em quando, como assim uma médica na copa misturada com todo mundo e comendo qualquer coisa? 

Como quando comecei minhas atividades a enfermeira preceptora estava de férias, pude então dividir algumas consultas com ela e a admirei pela forma atenciosa com que atendia as pessoas, a gente vê a diferença pelo tratamento. Lembro que na primeira vez que estive com ela, ela receitou fazer um chá com folha de goiaba e colocar ele em cima das lesões da usuária pra "secar" mais rápido, foi quando me atentei pra esse negócio de práticas integrativas e complementares que na nossa medicina tradicional a gente quase não usa. Mas como já disse não foram práticas nem técnicas que me despertaram a atenção, foi o país cubano e a formação dos seus cidadãos.

Teve uma vez que a caneta dela começou a falhar, ela pegou o caninho da tinta e começou a passar o isqueiro pra caneta voltar a pegar, aí ela olhou pra mim me perguntando se eu nunca tinha feito, disse que não, foi quando ela falou "é que aqui vocês tão acostumados a jogar tudo logo fora, no meu país não tem isso, a gente tem que se virar com o que tem". E fui conhecendo a simplicidade dela. Cuba é um país que sofreu há muitos anos um bloqueio econômico dos EUA, eles tem uma economia limitada em relação a tudo, então não tem muitas variedades no mercado, nada de muita tecnologia, lá por exemplo não tem sonar, aquele aparelho que ouve o coração do bebê no pré-natal, Sara comentou uma vez que levaria um daqui pra que as grávidas pudessem ter essa oportunidade.

E foi nessas conversas sobre coisas materiais que ela disse que nada adiantava ter um país rico como o Brasil se tudo era tão desigual, se alguns tinham tanto e outros não tinham quase nada, porque no país dela era diferente, as pessoas tinham acesso igualitário as coisas e fui vendo o que representava a conquista de uma sociedade socialista mesmo com todas as dificuldades impostas à Cuba: os valores, a consciência. Ela me questionava o que era riqueza e eu que sou socialista concordava feliz com o que ela me dizia. Ela ficou surpresa também quando falei que um vereador em Recife tinha um salário de R$ 15.000,00 e lá não recebe nada pra isso, falou com emoção de Fidel e do que ele representava pra o povo, sem dúvidas Cuba é um lugar que preciso conhecer.

Sou muito grata e feliz de ter conhecido Sarait, sou muito grata a ela pela contribuição dada ao meu país e a todos os profissionais do programa Mais Médicos, a gente tem um sistema de saúde falho, que falta muita coisa, mas o mais importante é a gente ter gente que queira cuidar de gente e isso tenho certeza que eles fizeram, li uma matéria que chegarão novos, mas tenho muitas dúvidas, no contexto político de golpe que a gente vive acho que é mais fácil voltar a deixar o povo sem médico, mas vamos aguardar pra ver, eles superaram todas as dificuldades de uma cultura diferente, do preconceito e da saudade de casa, foram três anos de militância, agora voltem pra casa com sentimento de missão cumprida!

Sara, qualquer dia chego em Cuba com Loreta, hasta luego, minha doutora!


Viva à Fidel! Viva à revolução cubana! Viva à medicina cubana!






Comentários

  1. Me emocionei...conheço alguns médicos e médicas brasileiros que tiveram a oportunidade de se formar em Cuba e percebo como são diferentes...por isso criaram a Rede de Medicas e Médicos Populares...os admiro muito!

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, Melka. Muito triste, o final do programa....Demoramos a fazer essa parceria! Era para existir desde 2003 e estar mais consolidada, mas....Já gerou um impacto importante: nosso povo agora sabe que o cuidado médico pode ser humanizado! Vamos em frente, lutar pelo SUS!

    ResponderExcluir
  3. Belo texto Melka. Minha convivencia com xs amigxs cubanxs tambem elevam minha alma.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o texto. Me emocionei. Aqui em Paulista fiz parte da equipe que recebeu 17 médicos em 2013/2014. Conheço de perto a forma de convivência desses profissionais. Pessoas humanitárias com dedicação ao trabalho. Um município que recebeu grande número de profissionais vai ser difícil conviver com essa ausência até que substituições aconteça.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p