Pular para o conteúdo principal

tem que andar de ônibus

Como diz o comandante Siqueira, "uma crônica pra descontrair"

Tem que andar de ônibus e metrô se quiser conhecer o povo, se quiser, claro, se não quiser mantenha-se no seu carro, com vidros fechados e playlist à gosto. Mas se quiser conhecer o povo, ande de ônibus e de metrô. Se quiser ver a realidade do povo, as necessidades do povo, procure a parada de ônibus mais próxima de sua casa e boa viagem à realidade, as tantas realidades que nos cercam.

Hoje de manhã debaixo do sol escaldante e nada acolhedor de Recife, no largo da encruzilhada, uma senhora me cutuca repentinamente:
 - aquele ali é o dois irmãos? não, aquele é o cdu.
Ela tá de óculos, pela abordagem percebi que ela poderia não saber ler. O rio doce/cdu e o rio doce/dois irmãos tem a mesma cor, eu mesma já peguei um pensado que era o outro umas duas vezes, muita gente pega ônibus "pela cor", é verdade, mesmo sabendo ler, mas imagina que não sabe?

Expliquei pra ela:
- tá vendo que esse que tá vindo tem um nome grande e depois muda pra um nome pequeno? o que a senhora vai pegar tem essa cor, mas tem dois nomes grandes. certo?
Ela disse que entendeu, mas se não entendeu tem o moço, que passa o dia todo debaixo daquele sol vendendo água e pipoca, que sabe dar todas as informações que qualquer pessoa que vá pegar ônibus naquela parada precise.

Sigo viagem, cumpro meus compromissos e retorno a parada de ônibus, outra parada, com outros vendedores, nessa reparei ontem numa vendedora, senhora de idade, cuidando de uma menininha que não devia ter ainda dois anos, imaginei que fosse avó, a menina não parava, até eu poder ver a senhora ninando ela pra dormir, tava quente, não sei onde ela colocaria a pequena depois que caísse no sono, pensei muitas coisas, espero que você esteja pensando também.

Mas queria falar de hoje, ela estava lá, sem a menininha, reparei que além do isopor com água, tinha uma bacia de manga espada pra vender, um ônibus parou, até falei um pouco com o motorista pedindo informações, uma senhora que estava dentro do ônibus fazia sinal que queria alguma coisa de fora, então eu falei, "diga, o que você quer, eu pego", enquanto vigiava que o sinal ainda estava fechado, a senhora vendedora chegou apressada com uma água na mão, mas ela queria comprar mangas, no caso quem as vendia era um rapaz que estava próximo.

Quando entendemos o que ela queria, o sinal abriu. O motorista levou o ônibus e mais na frente parou, não sei se por solicitação da senhora, ou apenas empatia. O rapaz levou as seis mangas e recebeu seus dois reais, quando ele entregou a mercadoria e pegou o dinheiro ainda falei "agradeça ao motorista!" que concordou na mesma hora, "obrigado!"
Ele olhou pra mim satisfeito e fez:
- sabe porque ele fez isso? porque ele viu que podia ter sido a mãe dele.
Eu ri e concordei:
- é verdade!

Fiquei pensando, quem só anda de carro não consegue reparar nessas pequenas coisas, nessas miudezas que retratam tantas outras coisas tão grandes. Tem que andar de ônibus se quiser conhecer o povo. Se não quiser, não chegue nem perto. As paradas de ônibus e os ônibus estão lotadas de lutas do povo, de necessidades do povo, de realidades do povo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p