Um dia desses tava passando na TV o Sítio do Picapau Amarelo em desenho animado, e daí vi a cena de Emília dizendo a Tia Nastácia que o Visconde não fazia nada, e a senhora cozinheira responde que ele estuda muito e então Emília reclama: “-pra que saber de tanta coisa se ele não faz nada com o que ele sabe?” Isso me fez pensar muito, fiquei tentando lembrar o que o Visconde fazia com o que ele aprendia! E assim como Emília eu fiquei indignada com o Sabugo de Milho, fui olhar na internet e lembrei que ele cria máquinas e o “Pó de Pirlimpimpim”, tinha esquecido disso. Era pura implicância da boneca de pano! Os saberes dele eram reproduzidos para todos do sítio. E além disso, li, apesar de não lembrar dessa parte, que Pedrinho sempre escolhia ele para as aventuras mais perigosas porque se acontecesse qualquer coisa Tia Nastácia fazia outro ainda melhor.
Eu, com minha imaginação fértil de criança e ousada, tento resgatar na minha memória e identificar diariamente quantas Emílias, Viscondes e Tias Nastácias existem por aí. É mais ou menos assim, Visconde é o personagem que tem um poder intelectual sensacional e faz do conhecimento a maior ferramenta para transformar o seu mundo; Emília manda no Sabugo, ele tem medo dela e ela vive desvalorizando o pobre do Visconde; Tia Nastácia não deixa o Senhor Sabugosa morrer, quer dizer, ele é sempre renovado quando precisa e a cada vez que ele renasce sua inteligência se mantém.
Percebem? Já conheci tantos Viscondes, pessoas que estudam muito, ou não e tem uma inteligência incrível, elas pensam, raciocinam, criam, organizam, planejam, entendem os caminhos que devem ser seguidos para coordenar e executar as tarefas e ações propostas e não são egoístas, propagam conhecimentos, são verdadeiros gênios! Em contrapartida, existem também Emílias, que xingam gratuitamente e ignoram o valor que um Visconde tem na sociedade que vivemos, mas para nossa alegria, as Tias Nastácias também estão por perto, elas sempre sabem como encontrar novos Viscondes.
Sejamos Visconde de Sabugosa!
Estudar, entender, criar e propagar o conhecimento para os amigos, a família e todo o povo, do que adianta como disse Emília no desenho "saber tanto e não fazer nada com o que sabe"? Esmaguemos as Emílias com muita abnegação e combatividade, vamos mostrar pra elas o quanto os Viscondes sabem construir. E jamais esqueçamos as Tias Nastácias, elas são aquelas pessoas que te fazem renascer todos os dias e não te deixar perder a esperança incansavelmente! Vamos lá militância da JUVENTUDE DO ARAGUAIA pautar no nosso 16º Congresso o BRASIL DOS NOSSOS SONHOS, nas redes e nas ruas. Vamos mostrar para as Emílias que atiram pedra na nossa gloriosa juventude que a nossa luta é real e saiamos de lá verdadeiros Viscondes de Sabugosa!
Melka Pinto - União da Juventude Socialista
"me atiraram aos lobos e eu voltei liderando a matilha"
Gostei :P Eh isso ai amigaaa *.*
ResponderExcluir