Pular para o conteúdo principal

Quem é Visconde no Sítio do Picapau Amarelo?


Um dia desses tava passando na TV o Sítio do Picapau Amarelo em desenho animado, e daí vi a cena de Emília dizendo a Tia Nastácia que o Visconde não fazia nada, e a senhora cozinheira responde que ele estuda muito e então Emília reclama: “-pra que saber de tanta coisa se ele não faz nada com o que ele sabe?” Isso me fez pensar muito, fiquei tentando lembrar o que o Visconde fazia com o que ele aprendia! E assim como Emília eu fiquei indignada com o Sabugo de Milho, fui olhar na internet e lembrei que ele cria máquinas e o “Pó de Pirlimpimpim”, tinha esquecido disso. Era pura implicância da boneca de pano! Os saberes dele eram reproduzidos para todos do sítio. E além disso, li, apesar de não lembrar dessa parte, que Pedrinho sempre escolhia ele para as aventuras mais perigosas porque se acontecesse qualquer coisa Tia Nastácia fazia outro ainda melhor.
Eu, com minha imaginação fértil de criança e ousada, tento resgatar na minha memória e identificar diariamente quantas EmíliasViscondes e Tias Nastácias existem por aí. É mais ou menos assim, Visconde é o personagem que tem um poder intelectual sensacional e faz do conhecimento a maior ferramenta para transformar o seu mundo; Emília manda no Sabugo, ele tem medo dela e ela vive desvalorizando o pobre do Visconde; Tia Nastácia não deixa o Senhor Sabugosa morrer, quer dizer, ele é sempre renovado quando precisa e a cada vez que ele renasce sua inteligência se mantém.
Percebem? Já conheci tantos Viscondes, pessoas que estudam muito, ou não e tem uma inteligência incrível, elas pensam, raciocinam, criam, organizam, planejam, entendem os caminhos que devem ser seguidos para coordenar e executar as tarefas e ações propostas e não são egoístas, propagam conhecimentos, são verdadeiros gênios! Em contrapartida, existem também Emílias, que xingam gratuitamente e ignoram o valor que um Visconde tem na sociedade que vivemos, mas para nossa alegria, as Tias Nastácias também estão por perto, elas sempre sabem como encontrar novos Viscondes. 
Sejamos Visconde de Sabugosa!
Estudar, entender, criar e propagar o conhecimento para os amigos, a família e todo o povo, do que adianta como disse Emília no desenho "saber tanto e não fazer nada com o que sabe"? Esmaguemos as Emílias com muita abnegação e combatividade, vamos mostrar pra elas o quanto os Viscondes sabem construir. E jamais esqueçamos as Tias Nastácias, elas são aquelas pessoas que te fazem renascer todos os dias e não te deixar perder a esperança incansavelmente! Vamos lá militância da JUVENTUDE DO ARAGUAIA pautar no nosso 16º Congresso o BRASIL DOS NOSSOS SONHOS, nas redes e nas ruas. Vamos mostrar para as Emílias que atiram pedra na nossa gloriosa juventude que a nossa luta é real e saiamos de lá verdadeiros Viscondes de Sabugosa!


Melka Pinto - União da Juventude Socialista

"me atiraram aos lobos e eu voltei liderando a matilha"

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"a busca pelo amor continua, apesar das improbabilidades"

Li essa semana "a busca pelo amor continua, apesar das improbabilidades" e era tudo que eu precisava ler. Apesar de todas as contradições, decepções experenciadas, cansaço, todo mundo quer amar e ser amado e feliz. E parece que a ideia de ser "feliz pra sempre" com alguém é realmente boa e pode ser verdade. Faz sentido e dá mais sentido à vida. Não tô falando puramente do amor romântico, esse pra existir e resistir precisa mesmo de estar inserido em mil outros contextos favoráveis que nessa vida dura e cruel que a gente leva é idealização de gente que tá começando agora.  Eu tô falando de encontrar alguém de verdade pra viver a vida real, que você olhe e tenha certeza (não que é o amor da sua vida, pode ser, a gente quer que seja, mas) que é uma pessoa que dá pra conviver saudavelmente porque consegue basicamente entender o que ela te diz, porque vocês concordam nas questões mais importantes da vida (o jeito de ver a vida) e porque vocês dois estão dispostos e dispo

24 de fevereiro.

Ele é a trilha sonora que eu quero sempre ouvir. O "caso raro" achado. O cheiro bom que gruda na pele. O caos instaurado. A tranquilidade de uma manhã de domingo. A voz mansa que me atiça. O toque que dá choque. A energia que transcende. A playlist de filmes nacionais. Uma conversa sobre qualquer assunto. O sorriso mais bonito. A risada que encabula. O pisciano sonhador. O brasileiro do brasil. A promessa de verdade. O encontro feliz.

uma crônica para piolho

Se Miró ainda tivesse vivo, adoraria encontrá-lo para dizer que é verdade que "janela é danada pra botar a gente pra pensar", mas que tem outra coisa que faz a gente pensar demasiadamente sobre tudo: a danada da morte. Hoje completa 10 anos que Eduardo Campos morreu de forma trágica, um homem público, defensor dos direitos do povo, bom gestor e bom político, sua memória resgata em nós o legado deixado, João Campos por exemplo é o seu legado vivo e em ação. O povo pernambucano nunca irá esquecê-lo, nunca vamos esquecer de 13 de agosto de 2014 quando a notícia ruim correu o Brasil como rastro de pólvora e nos enlutou imediata e profundamente. Grande perda, comemoremos sempre sua vida e seu legado.  E hoje também tomei conhecimento da morte de outra pessoa por quem nutria algum ou muito afeto, "Piolho", um dos flanelinhas aqui da minha rua. Estou profundamente triste. Isso não aconteceu hoje, parece que já faz semanas e me perguntei "como ninguém me falou sobre is