Ao receber a notícia sobre a reunião no Consórcio Grande Recife onde seria votado mais uma vez o aumento das passagens de ônibus, pensei na mesma hora: - puta que pariu, tudo de novo nessa porra! Ano passado apesar de tudo eu aprendi muito. Aprendi tanto que agora em 2013 tenho muito receio em participar desses protestos organizados por esses comitês, sinceramente. Participei de uma reunião do comitê contra o aumento de passagens e na moral, estavam reunidos ali lideranças de alguns partidos e de entidades de representação estudantil e o objetivo daquele espaço era puramente operacional, fechar tal rua, queimar ou não pneus, carro de som e blá, blá, blá e na hora dos protestos, as manifestações só serviam de palanque pra partido A e partido B, somente, envolver o povo que é bom, nada.
No momento não consegui visualizar as críticas que levanto hoje, mas me pergunto, qual deve ser o verdadeiro objetivo dos partidos, das entidades de representação estudantil, dos movimentos sociais em relação aos aumentos de passagem? Vou dizer minha opinião mais pra frente, pra não perder a cronologia do meu relato sobre as movimentações em 2012 não posso esquecer de citar a "reunião pelega" que gerou uma repercussão que foi um babado. UNE, UEP, UMES, UBES E UESPE sentam com o excelentíssimo Governador Eduardo Campos e entregam uma carta de reivindicação e "limpam a barra" do Governador pelas desculpas que ele faz aos manifestantes em nome das lideranças estudantis pra se retratar pela maneira extremamente truculenta como foram recebidos os manifestantes em dois protestos nas ruas, que é povo!
Não lembro de ter rolado mais nenhuma manifestação depois desse episódio, tudo parou, nada resolvido, nadinha. Nós da União da Juventude Socialista - UJS fizemos uma plenária pra esclarecermos os fatos pra nossa militância e nesse espaço aprendi muita coisa também e além disso alguns de nós teve a oportunidade de nos reunirmos com Oswaldo Lima Neto, professor da UFPE, doutor em transporte, sabe muito de mobilidade urbana e transporte público, aprendi mais ainda com ele.
Deixa agora eu voltar pra meu questionamento, qual deve ser o verdadeiro objetivo dos partidos, das entidades de representação estudantil, dos movimentos sociais em relação aos aumentos de passagem? Então galera, na moral, a gente não pode fazer o debate do aumento pelo aumento, tipo: - ah, aumentou, vou protestar. Não, o debate é mais amplo e mais profundo. O que devemos discutir hoje na Região Metropolitana do Recife é o transporte "público" e mobilidade urbana, o que temos hoje? Integrações lotadas nos horários de pico, um espaço de tempo enorme entre um ônibus e outro, passagem cara, a qualidade passa longe desses ônibus, o trânsito é infernal, tudo parado é uma tristeza, a mesma coisa todo dia, dá vontade de se matar.
Temos que pensar, discutir e fazer dar certo um planejamento, propostas concretas sobre que modelo de transporte público e mobilidade que queremos. Podem achar que eu tô até defendendo o aumento das passagens, mas por exemplo, idosos, deficientes, militares não pagam passagem e estudantes pagam meia passagem, mas não é que não pagam, alguém paga e esse valor pelo que entendi na conversa de Oswaldo Lima Neto é remanejado pra o valor da tarifa, aquela geral, tarifa A, tarifa B, enfim, ele falou também de uma planilha que é reajustada (que vai resultar no aumento das passagens) onde está inclusa diesel, manutenção dos ônibus que são depredados periodicamente, ônibus novos, não lembro dele falar, mas imagino que salário dos funcionários também, vários itens.
Ou seja, existem custos e alguém precisa pagar, talvez seja por aí onde deveríamos pensar e estudar algo, quem paga? Financiamento! Li um documento agora pouco do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco, o qual eles fazem algumas propostas como: Estabelecimento de política de preços especiais para o óleo diesel consumido pelo setor (redução de 50% pode ser coberta com aumento de 4% no preço da gasolina); Custeio da taxa de gerenciamento pelo IPVA; Criação de fontes de custeio extra-tarifárias para cobertura das gratuidades e benefícios tarifários. O idoso seria financiado pelo Fundo de Assistência ao Idoso e o Estudante pelo FUNDEF. Correios, Polícia, etc. pelos respectivos órgãos empregadores; Aplicação de 25% dos recursos da CIDE – combustíveis em infraestrutura de transporte público urbano e metropolitano. Eles defendem que essas ações reduziria significativamente o valor das tarifas. Eu que não entendo muito, só de olhar acho que faz algum sentido. Isso é um ponto.
Fora isso tem outras coisas, por exemplo, você já percebeu que em Recife não tem calçadas? Não, não tem, é impossível os pedestres fazerem um percurso longo sem ter que se arriscarem entre os carros. Temos que ter propostas também para as barracas nas calçadas! Outra. Ciclovias? Não tem! Se tem é uma daqui até ali pertinho, as ciclovias precisam ter continuidade, ter começo em um bairro e continuar por vários outros e além disso precisamos de bicicletários, claro, se eu quiser ir até um certo ponto e de lá quiser pegar um ônibus, deixo minha bicicleta onde, nas costas? E se aparecessem hoje, de repente essas ciclovias, quem ia se arriscar com a falta de iluminação e segurança pública em toda Região Metropolitana? Mais uma coisa. São quase setenta mil carros que vão pras ruas todo mês, TODO MÊS. Fico indignada, um monte de carro na rua com uma pessoa só dentro. Precisamos de uma política de restrição da circulação dos carros. Todos os carros do mundo andando todos os dias juntos não dá certo.
Gente, o BURACO É MAIS EMBAIXO pra resolver os problemas do transporte em Recife e em toda Região Metropolitana, não é só a passagem cara é mais que isso, muito mais. E sinceramente, podem me chamar de pelega de novo como ano passado, mas esses protestos que a gente só grita: "O POVO NÃO É BOBO AUMENTO DE PASSAGEM É ROUBO" não vão resolver nada, vai um monte de gente fazer um "auê" danado, aí chega o carnaval como um camarada lembrou bem, todo mundo se conforma e pronto, acabou.
Desafio líderes partidários, entidades de presentação estudantil e todos os movimentos sociais a se debruçarem em torno de um planejamento e cobrarem dos órgãos competentes as devidas soluções, não é nada de outro mundo, é uma questão de projeto, pressão popular e resultados. Mas cadê esse povo pra fazer isso? É bom ir pra rua pra se sentir revolucionário né? Mas meu amor, a conjuntura exige a revolução de estudar! (transformação a partir da realidade concreta) Beleza?
P.S. vai sempre aparecer um engraçadinho pra dizer que eu tô contra os protestos e que sou pelega e blá, blá, blá, quer saber? problema é teu. Faço movimento estudantil, sou da UJS e acredito na força do povo, mas não adianta gritar e gritar e ficar só nessa. Outra coisa, lendo antes de escrever o texto vi que o novo Prefeito da Cidade do Recife, Geraldo Júlio criou uma Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, esse cara é bom mesmo né?
Deem uma lida nesse documento e nessa publicação aqui:
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/seminario/cidade_24.pdf
http://blogs.diariodepernambuco.com.br/mobilidadeurbana/tag/recife/
LÍDER DMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIS!
ResponderExcluirconcordo em muita coisa , porém como representante de uma entidade e militante da maior juventude organizada, importante ter uma visão de que você pode auxiliar na formulação das propostas.a minha é que entidade estudantil tem que defender passe livre pra defender a educação plena em seu acesso e não ficar debatendo passagem todo ano.Se a maioria dos trabalhadores nem seus sindicatos estão mobilizados, é porque não tá apertando tanto pro trabalhador.Mas o fato de ser estudante e pagar passagem pesa pra mim e pra muitos , menos pra grande recife, que mostrou ano passado que o valor da arrecadação c estudante não pesa tanto.logo, acho que deveria ser gratuito e é real.Falta as vezes é coragem de ser de vanguarda e pautar o que resolve as pautas dos representados, e responsabilidade de defender a sociedade que acredita de forma cotidiana, não só nas bandeiras e faixas.Pra mim o passe livre é bandeira de todas as entidades estudantis, preço de passagem é problema da classe trabalhadora.Quando cada um fizer o seu papel, vai ter passe livre e melhor qualidade no transporte.Até lá fica um fazendo pelo outro e os empresários enchendo os bolsos.Acredito em você e muito mais no movimento da UPE, que conquistou a gratuidade e foi atras de quem resolvia, o povo e o governo e prpops a solução da garantia da educação publica, agora podemos debater a qualidade do ensino na universidade.Minha líder, espero muito de você,muito mais do que você acha que eu espero.
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