Acho que não existe invenção mais sensacional que a troca de ideias entre as pessoas, isso de num processo mútuo poder despertar interesses, vontades, sensações e crenças a partir de uma simples troca de palavras.
Uma dia desses defini que política é a gente falar sobre o que incomoda e de forma coletiva pensar soluções na ordem das necessidades humanas, ou como diria mujica, a política deve ser feita pra cuidar das pessoas.
Aqui no Brasil não é bem assim, existe um distanciamento incalculável entre os políticos (representantes do povo) e o povo (seus representados), além disso quando se fala em política, lamentavelmente, se associa logo a um homem de terno e gravata e a ideia de alguém com grandes poderes econômicos. Política de verdade não é isso, não pode ser isso, política é o instrumento que temos de mudar as coisas pra que a gente torne a vida das pessoas menos difícil, pra que possamos oportunizar acessos a bens sociais básicos como saúde, educação, lazer e tantos outros.
Os políticos deveriam ter a cara do povo, a cara da mulher negra que sofre preconceito constantemente seja na rua, na faculdade ou no trabalho, a cara do trabalhador que acorda cedo, dorme tarde e pega ônibus lotado todos os dias, a cara dos jovens que precisa trabalhar pra pagar a faculdade e ter um dinheirinho pra se divertir no final de semana, a política precisa ter a cara da maioria dos brasileiros e brasileiras.
Só assim é que a política ia começar a pensar de verdade na gente.
Os políticos estão mais interessados em atender o interesse de quem atende os interesses pessoais deles, mas esses não são todos, existe os políticos que lutam por justiça e democracia. Semana passada foi aprovado o fim do financiamento de campanhas por empresas, isso quer dizer que empresas não vão mais. poder fazer doações (investimentos) aos candidatos/as, isso quer dizer que aqueles que nunca receberam essas "doações" vão ter mais chances de divulgar suas ideias e propostas pra o conjunto da sociedade.
Parece que no meio de tanta "desesperança" existe uma alternativa de renovação e superação a um modelo vicioso, antidemocrático e cruel que permitiu que a política se tornasse o que é hoje, onde o menos importante são as pessoas. É tempo de renovar a esperança nas boas ideias, nas boas propostas e na construção coletiva de ações do que é de interesse do povo.
Comentários
Postar um comentário