Pular para o conteúdo principal

Dos meus pais

É com muito cuidado na ponta dos dedos que publico o que sinto pelos meus pais. Na verdade, dizer o que eu sinto é impossível. Sinto muito por eles. Os sentimentos mais nobres. Quando eu era criança meu pai era meu herói perfeito, o mais inteligente, esperto, engraçado, criativo, sim, o melhor pai do mundo, a gente sempre foi aquele grude. Já com minha mãe era diferente, eu achava minha mãe histérica, chata, enfim, era o oposto do meu pai, a gente vivia arengando. 

Assim como milhões e milhões de brasileiros que têm pais (pai e mãe), ou apenas mães, ou apenas pais, que dão a vida pelos seus filhos, a vida dos meus pais de origem tão humilde sempre foi de sacrifícios pra que eu e meu irmão tivéssemos a melhor criação do mundo e tivemos. Passado alguns anos, eu amadureci, na verdade eu nunca fui uma menina besta e ingênua, sempre percebi as coisas que aconteciam ao meu redor mesmo debaixo de tanta proteção e esses anos me fizeram perceber que meu pai tinha defeitos e que minha mãe sempre foi a mulher mais frágil e mais forte desse mundo. 

Depois de perceber que as coisas eram diferentes do que eu visualizava quando era criança, pude sentir de verdade o quanto eu amo meus pais. Sim, eu amo muito, com todas as minhas forças, eles são minha inspiração de viver todos os dias e não é clichê. Me desculpem todos os melhores pais do mundo, mas os meus são mais que especiais. Não tem mais nada precioso nessa vida que Pai e Mãe. Eu tenho tantos amigos, tenho relação com diversas pessoas em tantos ambientes diferentes e às vezes me pego sozinha, sem tá muito contente com a companhia dessas pessoas, então penso no colo de Painho e Mainha, nas vezes em que eu ia pra cama deles no meio da noite, de quando eu ia vomitar e eles seguravam na minha mão (até hoje é assim, sério), de quando Painho fazia "macaquinho" comigo, ou seja, eu sempre vou poder procurar eles que eles vão estar ali, disponíveis pra mim (e nem pensem que não). Eles que me aguentam a tanto tempo e que mesmo com minhas crises de chatice, fazem graça, me querem por perto, só porque eles me amam tanto quanto eu os amo, só por isso. 

Perto deles eu me sinto protegida, amada, cuidada. E nos últimos meses em que a correria da minha vida não deixa espaço pra ser cuidada, mas pra resolver problemas que não são meus e só os vejo nos finais de semana é que eu sinto falta de tá em casa, pra ouvir os gritos da minhã mãe, as doidices dela, contar pra painho o quanto eu sou foda e fazer ele sentir orgulho, essas coisas que eu tenho tanto medo de perder um dia, só Deus sabe das minhas orações o quanto eu peço pelos meus "guerreiros de fé". Meu maior sonho é um dia é ser mãe só pra ser como meus pais são pra mim, em uma palavra eu diria, tudo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p