Pular para o conteúdo principal

os comunistas, o acúmulo de forças e a luta diária

Não é verdade que todo comunista é ateu, eu por exemplo acredito em Deus e na doutrina espírita. Nós espíritas temos a convicção que a humanidade chegará a um "estágio de luz", mas pra isso todos nós precisamos viver muitas e muitas vidas, passar por 'provações' até nosso espírito "se aperfeiçoar" e então teremos um mundo de luz. Enquanto comunista, acredito em um mundo sem classes, mas pra isso precisamos primeiro construir o socialismo e este só será alcançado através de um processo lento e gradual que chamamos de "acúmulo de forças"

O acúmulo de forças se dá principalmente pela elevação do nível de consciência do povo, a vitória de Lula, um operário para presidir o Brasil, foi um importante avanço nesse processo, a eleição de forças progressistas para dirigir nosso país trouxe consigo o início de profundas transformações para a vida de milhões de brasileiros e brasileiras: garantiu o combate à miséria e a pobreza, a diminuição significativa das taxas de desemprego e a maior inserção de jovens nas universidades oriundos das classes populares. 

Porém, nós do PCdoB e da UJS, fazemos a avaliação que ainda é pouco e que o Brasil precisa urgentemente realizar as reformas estruturais democráticas, a prova disso foram as manifestações de junho de 2013, as quais pautavam em suma, mais estado e mais participação na vida política do país, consideramos que estas manifestações somam em mais um avanço no tal acúmulo de forças e como disse Júlio Velozo, secretário de juventude do PCdoB no seminário nacional da UJS: "o vento trouxe o barco por si só até aqui, agora nós temos que fazer um esforço maior para o barco navegar". 

Depois de mais de dez anos de governos progressistas o PCdoB em seu último congresso se propôs a fazer um balanço do mesmos e traçar a agenda dos desafios que estão por vir. E nós assumimos a responsabilidade de "avançar nas mudanças", estamos em um ano decisivo para estes avanços, ano em que vamos sediar a Copa do Mundo e de eleições presidenciais! É tarefa dos comunistas fazer com que o povo entenda o quanto é importante político e socialmente sediar este grande evento. 

O mundo vai estar com os olhos voltado pra este gigante com um potencial enorme, terra de dimensão continental e unida por um único idioma, este é o país que a presidenta Dilma se destaca na luta anti-imperialista contra hegemonia estadunidense, a qual podemos simbolizar esta luta pelos recentes investimentos ao Porto Mariel, se constituindo numa ofensiva ao embargo econômico e comercial à Cuba feito pelos Estados Unidos, não somos pouca coisa.

Além disso precisa ficar claro que as contradições que existem na nossa sociedade não são condições trazidas pelo megaevento e que pelo contrário, ficaram legados, como os investimentos em infraestrutura e a própria movimentação da economia, isso vai ser bom para os brasileiros, e ainda mais tem outra coisa, somos Brasil, somos pentacampeões, o futebol faz parte da nossa identidade e a Copa vai ser em casa. É festa, gente! Eu acho esse povo que fala "não vai ter copa" tão idiota que nem comento sobre eles. 

Em relação as eleições, é preciso dizer ao povo que as mudanças precisam continuar e reeleger Dilma é o caminho. 

Mas aí é quando eu faço algumas reflexões, como dizer isso tudo ao povo se os meios de comunicação são monopolizados por algumas famílias que mandam e desmandam no que vai passar na TV da sua casa e hoje essa mídia faz um movimento anti-copa? E como é que Dilma vai aprofundar as mudanças tendo esta mesma mídia como sua maior inimiga e ainda mais, como Dilma realiza as mudanças se a correlação de forças dentro do Congresso Nacional ainda não é favorável aos projetos democráticos? 

É quando eu repito. A reforma da mídia pra democratizar os meios de comunicação e assim termos diversas opiniões representadas seja na TV ou no rádio e uma reforma política democrática que garanta um processo eleitoral democrático e que por fim garanta a representação dos anseios do povo no Congresso Nacional são reformas imperativas. 

Portanto, camaradas, repito outra coisa, não há nada mais revolucionário hoje que lutar por estas duas reformas e mais, o barco que Júlio se referiu e o acúmulo de forças relacionado a elevação do nível de consciência do povo só se dará através destas reformas também, logo, arregacemos as mangas, pois hoje, lutar pra construir o socialismo o Brasil é isso e acabou. E como faz isso? Não tem fórmula secreta. 

Meu pai me dizia que a fórmula secreta pra eu passar nas provas, era estudar e eu estou convencida que pra conquistarmos o socialismo é lutando e daí não tem jeito, é a luta diária que a gente tanto fala, é trabalho de formiguinha mesmo, é montado diretório acadêmico, é fazendo passeata, abaixo-assinado, debates, tudo isso com muita disposição, política acertada e brilho nos olhos. No mais eu vejo em futuro não tão distante um PCdoB forte, grande e influente através, a partir e somente através e a partir de uma União da Juventude Socialista forte, grande e influente.

Saudações socialistas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p