Não é verdade que todo comunista é ateu, eu por exemplo acredito em Deus e na doutrina espírita. Nós espíritas temos a convicção que a humanidade chegará a um "estágio de luz", mas pra isso todos nós precisamos viver muitas e muitas vidas, passar por 'provações' até nosso espírito "se aperfeiçoar" e então teremos um mundo de luz. Enquanto comunista, acredito em um mundo sem classes, mas pra isso precisamos primeiro construir o socialismo e este só será alcançado através de um processo lento e gradual que chamamos de "acúmulo de forças".
O acúmulo de forças se dá principalmente pela elevação do nível de consciência do povo, a vitória de Lula, um operário para presidir o Brasil, foi um importante avanço nesse processo, a eleição de forças progressistas para dirigir nosso país trouxe consigo o início de profundas transformações para a vida de milhões de brasileiros e brasileiras: garantiu o combate à miséria e a pobreza, a diminuição significativa das taxas de desemprego e a maior inserção de jovens nas universidades oriundos das classes populares.
Porém, nós do PCdoB e da UJS, fazemos a avaliação que ainda é pouco e que o Brasil precisa urgentemente realizar as reformas estruturais democráticas, a prova disso foram as manifestações de junho de 2013, as quais pautavam em suma, mais estado e mais participação na vida política do país, consideramos que estas manifestações somam em mais um avanço no tal acúmulo de forças e como disse Júlio Velozo, secretário de juventude do PCdoB no seminário nacional da UJS: "o vento trouxe o barco por si só até aqui, agora nós temos que fazer um esforço maior para o barco navegar".
Depois de mais de dez anos de governos progressistas o PCdoB em seu último congresso se propôs a fazer um balanço do mesmos e traçar a agenda dos desafios que estão por vir. E nós assumimos a responsabilidade de "avançar nas mudanças", estamos em um ano decisivo para estes avanços, ano em que vamos sediar a Copa do Mundo e de eleições presidenciais! É tarefa dos comunistas fazer com que o povo entenda o quanto é importante político e socialmente sediar este grande evento.
O mundo vai estar com os olhos voltado pra este gigante com um potencial enorme, terra de dimensão continental e unida por um único idioma, este é o país que a presidenta Dilma se destaca na luta anti-imperialista contra hegemonia estadunidense, a qual podemos simbolizar esta luta pelos recentes investimentos ao Porto Mariel, se constituindo numa ofensiva ao embargo econômico e comercial à Cuba feito pelos Estados Unidos, não somos pouca coisa.
Além disso precisa ficar claro que as contradições que existem na nossa sociedade não são condições trazidas pelo megaevento e que pelo contrário, ficaram legados, como os investimentos em infraestrutura e a própria movimentação da economia, isso vai ser bom para os brasileiros, e ainda mais tem outra coisa, somos Brasil, somos pentacampeões, o futebol faz parte da nossa identidade e a Copa vai ser em casa. É festa, gente! Eu acho esse povo que fala "não vai ter copa" tão idiota que nem comento sobre eles.
Em relação as eleições, é preciso dizer ao povo que as mudanças precisam continuar e reeleger Dilma é o caminho.
Mas aí é quando eu faço algumas reflexões, como dizer isso tudo ao povo se os meios de comunicação são monopolizados por algumas famílias que mandam e desmandam no que vai passar na TV da sua casa e hoje essa mídia faz um movimento anti-copa? E como é que Dilma vai aprofundar as mudanças tendo esta mesma mídia como sua maior inimiga e ainda mais, como Dilma realiza as mudanças se a correlação de forças dentro do Congresso Nacional ainda não é favorável aos projetos democráticos?
É quando eu repito. A reforma da mídia pra democratizar os meios de comunicação e assim termos diversas opiniões representadas seja na TV ou no rádio e uma reforma política democrática que garanta um processo eleitoral democrático e que por fim garanta a representação dos anseios do povo no Congresso Nacional são reformas imperativas.
Portanto, camaradas, repito outra coisa, não há nada mais revolucionário hoje que lutar por estas duas reformas e mais, o barco que Júlio se referiu e o acúmulo de forças relacionado a elevação do nível de consciência do povo só se dará através destas reformas também, logo, arregacemos as mangas, pois hoje, lutar pra construir o socialismo o Brasil é isso e acabou. E como faz isso? Não tem fórmula secreta.
Meu pai me dizia que a fórmula secreta pra eu passar nas provas, era estudar e eu estou convencida que pra conquistarmos o socialismo é lutando e daí não tem jeito, é a luta diária que a gente tanto fala, é trabalho de formiguinha mesmo, é montado diretório acadêmico, é fazendo passeata, abaixo-assinado, debates, tudo isso com muita disposição, política acertada e brilho nos olhos. No mais eu vejo em futuro não tão distante um PCdoB forte, grande e influente através, a partir e somente através e a partir de uma União da Juventude Socialista forte, grande e influente.
Saudações socialistas!
Comentários
Postar um comentário