Pular para o conteúdo principal

mujica e as coisas óbvias

Eu que sou brasileira e pernambucana, poderia dedicar minha atenção pra falar do melhor presidente que esse país já teve, o Lula, mas esse deixo pra uma próxima inspiração, já faz tempo que não só me inspiro mas suspiro por um outro líder latino americano, o José Mujica, conhecido como Pepe Mujica, agricultor de ofício e ex-presidente do Uruguai. Mujica virou referência no mundo inteiro pela sua simplicidade e forma de lidar com as questões concretas da sociedade , em seu mandato no Uruguai foi aprovado a descriminalização do aborto, o matrimônio igualitário e a legalização da maconha. 

Como ele diz "é preciso ver as coisas como são" e assim ele o faz, no Brasil nós tratamos as realidades com invisibilidade, poeticamente posso trocar a "invisibilidade" pela palavra "insensibilidade". Repara nos argumentos de Mujica, ele simplesmente sabe que as mulheres abortam, que pessoas do mesmo sexo tem relacionamentos, que as pessoas fumam maconha, sabe das implicações individuais e coletivas que levam a proibição e punição dessas práticas e propõe outra alternativa. 

Então o que ele faz, ele quer que as mulheres ao chegarem em um serviço de saúde abortando sejam tratadas com dignidade, quer que antes do aborto elas tenham acompanhamento psicológico pra elas terem certeza que é isso que elas querem, dentre outras coisas que não me aprofundei. Com o casamento igualitário não tem nem o que argumentar, por que não legalizar o que já existe e que não faz mal pra ninguém e é uma escolha individual? Com a legalização da maconha o debate é mais delicado e profundo, existe o viés da saúde das pessoas que são usuárias e o viés social do combate ao narcotráfico, a legalização traz alternativas, traz controle, traz instrumentos de combate ao tráfico.

Apesar do Uruguai ser um país pequeno, a sensibilidade e coragem em enfrentar o que tá diante dos nossos olhos é de tamanha humanidade e coerência que de fato inspira lutadores e lutadoras dessas mesmas causas no mundo inteiro. E como ele mesmo diz "não há homens imprescindíveis, há causas imprescindíveis" mas com certeza se o mundo tivesse mais homens e mulheres como ele o caminho a percorrer seria menos árduo, Mujica é um homem imprescindível.

Ele é imprescindível porque ele fala coisas óbvias, porque quando se tornou presidente continuou a viver na mesma casa e com os mesmos hábitos de vida, porque pra ele "era um emprego qualquer, tomo banho e vou trabalhar" e porque "nós políticos temos que viver como a maioria vive e não como a minoria."

Num mundo em que os valores materiais valem mais que as pessoas e que os interesses individuais sobrepõem aos coletivos e a política se tornou instrumento na garantia desses interesses, ele nos diz: “tive que aguentar 14 anos em cana (…) Nas noites que me davam um colchão eu me sentia confortável, aprendi que se você não pode ser feliz com poucas coisas você não vai ser feliz com muitas coisas. A solidão da prisão me fez valorizar muitas coisas.”  e diz, "se misturamos a vontade de ter dinheiro com a política estamos fritos. Quem gosta muito de dinheiro tem que ser tirado da política. É preciso castigar essa pessoa porque ela gosta de dinheiro? Não. Ela tem que ir para o comércio, para a indústria, para onde se multiplica a riqueza".

Eu poderia seguir compartilhando apenas frases desse homem, mas fica aqui o registro desse grande líder que deve servir sempre de inspiração pra todos e todas que lutam pra que punhados de sonhos se tornem realidade a partir de uma política humana, que fale a verdade, que enxergue as pessoas acima de qualquer coisa e concluo com uma frase de seu discurso de posse quando eleito presidente do Uruguai: "o agente de mudanças são vocês, povo querido!"

Sou grata por Pepe Mujica existir!


Assista:








Comentários

  1. Mujica é antagônico ao comum e isso o torna especial. Ele existir, e ter feito tudo o que fez, da forma que fez, mostra que é possível fazer política social sem as amarras só conservadorismo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

o cronômetro da mãe solo

22:30 e ainda estou lendo agenda escolar (eu achava que hoje daria pra terminar a leitura daquele livro que eu queria tanto, mas hoje mais uma vez não deu, tento desde o ano passado), nela encontro além dos 10 trabalhos de casa para serem entregues nos próximos dias, mais uma demanda que precisa ser cumprida sob pena de eu ser condenada como uma mãe descuidada, afinal é só uma guloseima pra comprar e entregar na escola, coisa super simples. 22:30 e desde 05:30 não paro de cronometrar o tempo (assim como todos os dias), até 06:30 eu e todas as bolsas precisam estar prontas, mas nunca estão (são pelo menos 5 bolsas que precisam ser checadas todos os dias antes de sair, com vestimentas, refeições, acessórios, materiais de trabalho), 06:30 é hora acordar a princesa para ela estar pronta até 07:00 e ela nunca está, a meta é sempre sair pelo menos 07:15 e incrivelmente tem dias que eu consigo. No trabalho avalanche de demandas, mato todas no peito, sei fazer tudo, sou boa em fazer tudo que f...

de encomenda

Tava pensando hoje que se eu pudesse "encomendar" alguém como a gente faz nos aplicativos de compras com opções de personalizar pedidos, incluir preferências, remover desagrados, o produto final seria você, exatamente assim, um combo perfeito com imperfeições de tudo que eu gosto, de tudo que me atrai, de tudo que eu quero ter por perto e sempre quis.  Se tu não existisse e se pudesse, eu te encomendaria com toda certeza do mundo: com teus olhos bonitos e penetrantes, teu riso e tua risada, tua voz, tua presença dominadora, tuas ideias, tuas memórias, teus sonhos, tuas fantasias, teu compromisso, teu cuidado, tua disposição pra viver, tua doçura, tua inteligência, tua sabedoria, tua disponibilidade, tua safadeza, tu.  E sem encomendar, planejar ou calcular, tu chegou, chegou em um pacote grande, transparente e fácil de abrir, sem arrodeio, virou presente e presença potente e permanente, presença que dá sentido, que sintoniza, que alegra, que cuida, que desmonta. Presente que ...

tempo de (re)pousar

E cada vez mais a vida e os dias mostram que não temos todo tempo do mundo, tampouco tempo para fazer tudo que quisermos. Como escreveu Rubem Alves "é preciso escolher", é preciso decidir a todo o momento o que merece o nosso tempo, o que se faz com o tempo de agora, o que deixa para o tempo de depois, se virá esse tempo.  Agora precisa escolher se estuda, abre um livro, vai na praia, se olha a rua, se conversa com os filhos, amigo, namorado, se faz isso ou aquilo, não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo, é preciso escolher: é preciso escolher o tempo que se dedica a cada coisa e a cada pessoa que dá sentido nessa vida. É preciso escolher o que importa, o que vale seu tempo, porque assim como corre o dia, corre também a vida, o tempo de vida. O tempo é o que temos de mais precioso, por isso insisto em dizer que quero o teu tempo. Teu tempo de silêncio ouvindo brasilidades encostada no teu peito, teu tempo nos domingos com chuva, teu tempo dando gargalhadas vendo besteira, teu te...