Pular para o conteúdo principal

minha eleitora sueli

Em 2016 fui candidata à vereadora em Recife pelo meu partido, o PCdoB, quando se é candidata/candidato você precisa ter onde pedir votos, onde e a quem, definimos que meu lugar/pessoas seriam as universidades/estudantes, principalmente a que me formei, por ter maior inserção e relações políticas e pessoais. Mas claro, queríamos alcançar (eu falo no plural porque era um projeto coletivo) o maior número de pessoas possíveis e não só o público restritamente universitário, então buscávamos abrir os mais diversos diálogos, como batalhas de rap, visitas em casa de familiares dos amigos e amigas, hospitais devido a minha formação de enfermeira, grupos de dança, enfim, uma variedade de lugares/pessoas. 

Além de ter esses "alvos" sempre planejávamos atividades que pudessem ter algum retorno concreto nas urnas, jantar de adesão de campanha, aniversários, chá de fraldas (na ocasião eu estava bem grávida) e o de praxe, panfletagens. Bem, fizemos nossa campanha dentro das limitadas condições que tínhamos e visualizamos um determinado quantitativo de votos, um "mapa" como a gente chama, a maioria dos votos sairiam, claro das relações das universidades e dos familiares das pessoas mais envolvidas na campanha, no final de tudo, não sei se foi assim, foram 760 ou 740 votos suados que nosso projeto conquistou, talvez tivéssemos mais votos se conseguíssemos falar pra mais pessoas, se tivéssemos mais visibilidade, ou talvez fosse preciso que a candidata que vos escreve fosse melhor, não sei. 

Mas tiveram algumas coisas que me deixaram feliz nessa experiência, como o voto de sueli. No dia da eleição meu telefone toca e a pessoa fala:

- Melka, eu votei em você, boa sorte.

Em todos os panfletos tinham meu número pessoal e foi através de um deles, que ganhei uma eleitora e uma ligação com valor tão importante pra mim. Sueli foi o voto mais improvável, veio das atividades dispersas, a panfletagem, ela era uma funcionária que fazia parte do hospital universitário, panfletávamos lá na frente porque era o principal acesso do hospital e da faculdade. Na ligação eu perguntei onde ela estava, ela disse que tava no trabalho, eu morava ao lado, fui pra conhecê-la e agradecer pessoalmente pelo voto de confiança através de um simples panfleto. Fui lá, dei um abraço e tirei uma foto, não esqueci mais o seu rosto.

Depois de um tempo, acho que uns dois anos, a encontrei na parada de ônibus na encruzilhada, ela lembrou somente depois que falei meu nome e que era a candidata que ela tinha votado, a encontrei até hoje mais duas vezes, a última foi ontem, ela sempre demora uns segundos pra lembrar quem eu sou, interage com simpatia, me diz onde mora e me pergunta sobre a política, se vou ser candidata de novo e eu respondo com alguma rejeição que não, que no momento tenho outras prioridades, e ela sempre faz uma expressão como se dissesse "é, não tem jeito pra política mesmo" e depois me sinto culpada pela forma como respondi, porque ao invés de eu reacender a esperança que ela pode ter sentido votando em mim, eu apago. 

Não sei se outras pessoas votaram em mim por causa de um panfleto, mas o voto de sueli foi um grande presente e todas as vezes que eu a encontrar na encruzilhada, vou cumprimentá-la com grande carinho, mas vou tentar me policiar pra ser menos dura com a política e quem sabe apresentá-la a outra candidata que ela possa depositar o voto mais uma vez.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p