Pular para o conteúdo principal

obviedades em meio ao caos

Nada é tão humano quanto uma doença, nada é tão humano como estar doente, os processos biológicos de nascer, reproduzir, adoecer, morrer validam em nós a ideia da igualdade. Somos iguais perante a morte. Não tem nada pior pra cada um de nós que uma doença, ou até mesmo qualquer coisinha, sabe uma afta? Incomoda bastante, deus me livre. Eu li em algum lugar dos estágios que passei na faculdade, algumas coisa do tipo "a doença nos torna estranhos a nós mesmos", é como se aquela condição que a gente está não fosse a gente, porque não é nossa normalidade e isso causa um sentimento melancólico/triste de estranheza. 

Eu tava com ideias de escrever sobre outras coisas até uns dias atrás, mas não dá pra rolar fuga ao tema nessas condições, só pensamos juntos em uma única coisa e vamos ter que passar por isso, então vou fazer meu registro, como era de costume, sobre o que passa aos meus olhos.

Acredito que muitos de vocês ao menos já "passaram a vista" nas várias formulações de opiniões sobre as tantas coisas que envolve a pandemia do coronavírus, eu confesso que não leio todos os links, só vejo o título da matéria e daí já tiro minhas conclusões sobre aquilo, errado né?

Mas independente de não ter lido muito, tem coisas que acho que estão bem óbvias, ou não? Eu costumo dizer que defendo o óbvio (pra mim), então vamos as obviedades...

Vamos ter uma tarefa quando esse caos passar, fazer o que o presidente Lula começou a fazer, falar sobre o papel do Estado (que também não ouvi tudo que ele disse), de um Estado de bem-estar social, porque se somos iguais na hora de morrer, em vida tem muitas coisas que nos difere. 

Precisamos dizer as pessoas que não pode ser cada um por si, cada um por seu trabalho, cada um pelo dinheiro que consegue ganhar para poder viver, a gente precisa dizer que precisamos de um Estado forte, porque é isso que as pessoas querem, as pessoas digo aqui a maioria da população trabalhadora ou sem trabalho, óbvio.

Pra começar, sabem que o coronavírus não vai embora né? Vai continuar existindo junto com tantas outras doenças que nos acomete. Por exemplo, o sarampo, depois das vacinas e das campanhas para a população fazer sua parte, passamos muito tempo sem casos de sarampo, mas aí com essa história de campanha anti-vacina, depois de um tempo começaram a surgir novos casos. Isso é um exemplo recente só pra ilustrar, que o que eu tô querendo dizer é que vamos ter que fazer nossa parte, combater o coronavírus e conviver com eventuais (um futuro próximo se a ciência puder ou deus quiser, vai saber) casos. 

Mas pra isso acontecer a gente precisa produzir uma vacina que nos proteja, produzir um medicamento específico pra evitar complicações e morte, que leva tempo, custa dinheiro, e investimentos e com certeza com tanta inovação e tecnologia que existe atualmente, alguém vai conseguir. Mas precisamos investir em ciência, inovação e tecnologia, o Estado precisa investir para que seja um bem público disponível e comum a todos e todas nós obviamente.

Temos o maior sistema público de saúde do mundo e é óbvio que ele não consegue estar a serviço de todos nós, mas é óbvio que ele precisa melhorar, o Estado precisa investir em saúde, para que quando quem precisar ter acesso a serviços de qualidade e resolutivos, medicamentos necessários, profissionais capacitados, os serviços estejam lá disponíveis.

É óbvio que as pessoas precisam de dignidade pra sobreviver e os direitos sociais básicos como renda, moradia, educação, saneamento, alimentação, lazer é um privilégio de poucos, mas se a gente tiver um Estado do bem, a gente pode melhorar as condições de vida de todo mundo e oferecer alguma dignidade que faça as pessoas se sentirem gente.

Precisamos falar disso pras pessoas, do óbvio ideal para quem defende o justo e o bom. E assim, as pessoas, inteligentes que são, vão saber discernir que é óbvio que o atual presidente não serve para o cargo que ocupa e o povo que representa.

E por último e mais importante, o coronavírus nos obriga a admitir que nós somos um só povo, estamos todos aqui e agora, nascendo, vivendo, reproduzindo, adoecendo e morrendo, sem nenhuma diferença entre fronteiras ou continente. O coronavírus nos obriga a dar as mãos (no sentido figurado, claro porque é hora de soltar e lavar as mãos), a reconhecer a união dos povos como a única alternativa para nossa sobrevivência, a entender e exercer sentimentos de solidariedade e compaixão.

Sobreviva. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p