Pular para o conteúdo principal

você sabe meu nome?

você sabe a importância de saber o nome de alguém? de reconhecê-las e vocalizar seus respectivos nomes? claro que obviamente não estou me referindo as pessoas próximas de nós, colegas de trabalho, família e amigas, tô falando das pessoas que não são dessas relações. tô falando da moça da padaria, do garçom do restaurante que se vai com frequência, ou do ascensorista do elevador do trabalho, do cobrador do ônibus que pegamos religiosamente no mesmo horário, saber esses nomes importam muito, criam vínculos.

tudo bem, nem todo mundo tem essa facilidade em memorizar rostos e nomes, mas acredito também que a iniciativa do interesse já faz muita diferença, como a pergunta "qual seu nome?" eu particularmente tenho uma memória que às vezes tenho até vergonha de tanto que me recordo das coisas, eu reconheço pessoas de 20 anos atrás no meio da rua e cumprimento as pessoas que, com lógica, não sabem quem tá falando. então lembrar o nome pra mim é uma coisa bem básica.

sempre cumprimentei pelo nome a maioria das pessoas do meu cotidiano, e quando cheguei na universidade que entrei no movimento estudantil, eu percebi que falar com as pessoas pelo nome fazia muita diferença na construção das relações e agora na minha vida profissional na atenção básica dos serviços de saúde, trabalhando com famílias, fico feliz em poder ter espaço de armazenamento suficiente na memória para reconhecer a todas as pessoas que passam por mim.

no começo, os nomes nos exames e encaminhamentos eram só nomes, agora são nomes com rostos e histórias de vida conhecidas, um dia desses, um senhor chegou na unidade e então respondi "oi seu josé" (nome fictício), ele olhou pra mim e fez "você sabe meu nome?" bom, passou. dias depois, andando na rua pelas redondezas, encontro "seu josé", ele olha pra mim e fala "vai almoçar o que? quando precisar, pode ir na minha casa a partir das 11h", o nome disso é vínculo.

inserida em outro vínculo profissional com tudo diferente, na assistência hospitalar, observo que toda equipe de enfermagem e demais profissionais se referem aos pacientes por letra e número do leito, são A2, B3, F4, eu só sei chamar as pessoas pelo nome, não julgo, faz parte da rotina para o processo de trabalho, mas pra mim é muito estranho, sou tão acostumada a atender gente que sei de coisas que às vezes nem ela sabe, porque foi outra pessoa que me contou que de fato é muito estranho.

e percebi que era estranho mesmo, no momento em que alguém se referiu ao leito tal e eu comentei, "ah mas felipe não tá muito bem né" (nome fictício), a pessoa então questionou "tu conhece ele?" e entendi que ela perguntou isso somente porque o chamei pelo nome. não tenho dúvidas, saber o nome das pessoas é muito importante, as humaniza, as coloca em um lugar de gente.

Comentários

  1. Gostei do texto. Também memorizo bem as pessoas. E gosto de chamar pelo nome. Inclusive saudade de "Renato, tu pega outra pra mim? Valeu!"

    ResponderExcluir
  2. Queria ter tua memória, amiga! Tu é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilhosa! Nunca tinha prestado atenção nisso em tu, mas é totalmente verdade. Adoraria ter essa atenção com as pessoas, mas, depois de lidar com tanta gente no movimento estudantil, minha memória na verdade retrocedeu e não consigo mais gravar nomes tão facilmente.
    Ler esse teu texto me fez ver que preciso buscar esse meu antigo eu de volta, porque são pessoas, não apenas rostos ou números. Imensamente feliz por ter você em alguma unidade de saúde tratando pessoas como seres humanos. Força ��

    ResponderExcluir
  4. Aqui bem que podia ter um botão pra curtir! Mas já que não tem... Aplausos ������������
    Que orgulho eu tenho de vc! ��

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p