Pular para o conteúdo principal

Política só tem ladrão? Desconstrua esse conceito!

Já foi dada a largada! Estamos no ano das eleições municipais e os candidatos já iniciaram no período de campanha. E ando um pouco indignada com alguns comentários e imagens no facebook, onde tô vendo a maioria das pessoas falando mau de políticos de forma generalizada, e o pior, de política! Eu que tô tão apaixonada e comprometida com ela fico pensando, QUE ABSURDO. E talvez você esteja pensando que eu devia estar indignada com a política e os políticos, ainda não. Lembro quando Lula foi eleito da primeira vez, que alguém disse, "é tudo igual, ninguém faz nada" e outra pessoa defendeu "você sabe se nos pensamentos dele, ele não tem vontade de fazer as coisas?" Eu acredito e sempre acreditei primeiramente antes de ter qualquer formação política, nos bem intencionados! E depois de ouvir um dirigente meu falar da influência da mídia na opinião das pessoas eu acho que consigo melhorar minhas explicações pra justificar o porquê das pessoas fazerem tão mau juízo da política/dos políticos. 
Por exemplo, qual foi a última vez que em alguma novela da globo um político prestou? Na TV a gente só vê corrupção, esse pensamento fica impregnado na cabeça de quem assiste televisão todos os dias. E quantas pessoas assistem televisão todos os dias? São milhões de brasileiros sofrendo uma verdadeira lavagem cerebral e repetindo discursos da manipuladora rede globo! Outra coisa, você sabia que um dia desses foi aprovada da câmara dos deputados em Brasília que 10% das riquezas do nosso país serão destinados à educação? Não sabia? Será que é por que não passou na globo? Compreendem a forma que as informações importantes são controladas?
Essas coisas de construção de ideias e opiniões com a influência da mídia é muito foda mesmo. Mas isso vou deixar pra outro debate. 
O homem enquanto ser social que é, por viver numa sociedade, estabelecer relações sociais é uma necessidade, não podemos negar o que Aristóteles falou "o homem é um animal político" e as pessoas precisam entender que é a política que decide absolutamente tudo. Não tô falando de tu se filiar num partido, nem de ficar carregando bandeira dos candidatos, tô falando de tu elevar teu nível de consciência e discutir a sociedade enquanto cidadão de direitos e deveres, ou então mete a cara mesmo, quem sabe não é você que tem as melhores ideias e intenções que podem fazer a diferença? Eu não acredito em belos discursos, mas em projetos a serem discutidos com a população pra construir uma cidade melhor. 
E é em tom de apelo mesmo que digo, ouça o que os candidatos têm a dizer (os que têm algo a dizer), exija projetos concretos pra seu município e depois das eleições independente de quem ganhou ou perdeu procure a câmara de vereadores, saber o que está sendo discutido e aprovado. Lá são tomadas as decisões sobre os rumos da sua cidade. Sinta a liberdade de poder alimentar em você o espírito de participação social. E só assim, consciente do seu papel que alcançaremos uma sociedade menos desigual e muito mais feliz, SEM DEMAGOGIAS!




APATIA SOCIAL E POLÍTICA
As pessoas que (...) não querem ouvir falar em política, recusam-se a participar de atividades sociais que possam ter finalidade ou cunho político e afastam-se de tudo quanto lembre atividades políticas, mesmo tais pessoas, com seu isolamento e sua recusa, estão fazendo política, pois estão deixando que as coisas fiquem com estão e, portanto, que a política existente continue tal como é. O paradoxo, portanto, está em que, ao recusar a política, a apatia social também é a forma de fazer política, ainda que de forma passiva.
(Marilena Chauí. Convite à Filosofia, 13. ed. São Paulo: Ática, 2003. p. 348.)




O ANALFABETO POLÍTICO
O pior analfabeto
é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política,
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p