Já foi dada a largada! Estamos no ano das eleições municipais e os candidatos já iniciaram no período de campanha. E ando um pouco indignada com alguns comentários e imagens no facebook, onde tô vendo a maioria das pessoas falando mau de políticos de forma generalizada, e o pior, de política! Eu que tô tão apaixonada e comprometida com ela fico pensando, QUE ABSURDO. E talvez você esteja pensando que eu devia estar indignada com a política e os políticos, ainda não. Lembro quando Lula foi eleito da primeira vez, que alguém disse, "é tudo igual, ninguém faz nada" e outra pessoa defendeu "você sabe se nos pensamentos dele, ele não tem vontade de fazer as coisas?" Eu acredito e sempre acreditei primeiramente antes de ter qualquer formação política, nos bem intencionados! E depois de ouvir um dirigente meu falar da influência da mídia na opinião das pessoas eu acho que consigo melhorar minhas explicações pra justificar o porquê das pessoas fazerem tão mau juízo da política/dos políticos.
Por exemplo, qual foi a última vez que em alguma novela da globo um político prestou? Na TV a gente só vê corrupção, esse pensamento fica impregnado na cabeça de quem assiste televisão todos os dias. E quantas pessoas assistem televisão todos os dias? São milhões de brasileiros sofrendo uma verdadeira lavagem cerebral e repetindo discursos da manipuladora rede globo! Outra coisa, você sabia que um dia desses foi aprovada da câmara dos deputados em Brasília que 10% das riquezas do nosso país serão destinados à educação? Não sabia? Será que é por que não passou na globo? Compreendem a forma que as informações importantes são controladas?
Essas coisas de construção de ideias e opiniões com a influência da mídia é muito foda mesmo. Mas isso vou deixar pra outro debate.
O homem enquanto ser social que é, por viver numa sociedade, estabelecer relações sociais é uma necessidade, não podemos negar o que Aristóteles falou "o homem é um animal político" e as pessoas precisam entender que é a política que decide absolutamente tudo. Não tô falando de tu se filiar num partido, nem de ficar carregando bandeira dos candidatos, tô falando de tu elevar teu nível de consciência e discutir a sociedade enquanto cidadão de direitos e deveres, ou então mete a cara mesmo, quem sabe não é você que tem as melhores ideias e intenções que podem fazer a diferença? Eu não acredito em belos discursos, mas em projetos a serem discutidos com a população pra construir uma cidade melhor.
E é em tom de apelo mesmo que digo, ouça o que os candidatos têm a dizer (os que têm algo a dizer), exija projetos concretos pra seu município e depois das eleições independente de quem ganhou ou perdeu procure a câmara de vereadores, saber o que está sendo discutido e aprovado. Lá são tomadas as decisões sobre os rumos da sua cidade. Sinta a liberdade de poder alimentar em você o espírito de participação social. E só assim, consciente do seu papel que alcançaremos uma sociedade menos desigual e muito mais feliz, SEM DEMAGOGIAS!
APATIA SOCIAL E POLÍTICA
As pessoas que (...) não querem ouvir falar em política, recusam-se a participar de atividades sociais que possam ter finalidade ou cunho político e afastam-se de tudo quanto lembre atividades políticas, mesmo tais pessoas, com seu isolamento e sua recusa, estão fazendo política, pois estão deixando que as coisas fiquem com estão e, portanto, que a política existente continue tal como é. O paradoxo, portanto, está em que, ao recusar a política, a apatia social também é a forma de fazer política, ainda que de forma passiva.
(Marilena Chauí. Convite à Filosofia, 13. ed. São Paulo: Ática, 2003. p. 348.)
O ANALFABETO POLÍTICO
O pior analfabeto
é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política,
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.
(Bertol Brecht. Disponível em: http://www.consciencia.net/2004/mes/01/brecht-analfabeto.html )
Comentários
Postar um comentário