Pular para o conteúdo principal

Por que ele pode e eu não posso?

Se você é mulher, com certeza já fez essa pergunta milhões de vezes em diversas circunstâncias da dura vida feminina. Seja pro seu pai quando ele permitiu que seu irmão saísse e você não, ou seja pra você mesma quando é atacada injustamente por fazer o que sente vontade e as pessoas te discriminam "porque isso não é coisa de mulher". 

Ando cansada de lutar pelo "óbvio". É óbvio, lógico, claro e evidente que eu posso fazer o que eu quiser e é um absurdo existir a limitação pelo fato de eu ser mulher, porque é exatamente isso a resposta do título do meu texto. Por que ele pode ficar com várias, contar pra todo mundo, todo mundo se divertir com isso e eu não posso? Por que ele pode beber, fumar, falar palavrão e putaria na mesa do bar e eu não posso? Por que ele pode gozar e eu não posso? Por que ele pode ser pai solteiro e eu não posso? Sabe por que ele pode e eu não posso? Acreditem, é  porque eu sou mulher! Espero que um dia isso seja uma grande piada pra todos, porque pra mim, sinceramente, já é.

Eu faço o que eu tenho vontade, eu falo o que eu quero, eu não tenho medo ou receio de ser eu. Se fazer o que tem vontade, aí quero registrar um exemplo bem ofensivo, se dar pra quem quiser, na hora que quiser é ser puta, então eu sou uma puta do caralho. Homens fazem isso desde que eles existem e eu vou ficar chupando dedo? Esperando a hora do casamento ou de um namoro sério? Não, prefiro chupar outra coisa. E sabem o que eu acho mais foda? As moças machistas que se dizem feministas e fazem caras, bocas e fofocas das moças livres. E acreditem, liberdade incomoda e ofende. Melhorem, queridas, isso é recalque.

Eu tô escrevendo assim de forma descontraída e escrota, mas isso é muito sério e agora eu quero falar sério. Todo esse verdadeiro machismo que descrevo aqui faz parte da nossa cultura, tá enraizado na cabeça das pessoas, mas é claro, as pessoas não nascem machistas, elas se tornam. E quem determina o modo das pessoas pensarem é a sociedade que elas estão inseridas. Então vai na conta a igreja, a escola, a família, enfim, as relações sociais. Se o problema fosse só a "falação" do povo a respeito das mulheres, eu não tava nem aí (nunca me preocupei com isso), o problema é que o machismo é um problema real que precisa ser enfrentado.

Machismo é um problema porque ele mata e intimida. Eu me sinto intimidada quando tô com roupa curta e um homem me olha com aqueles olhos nojentos como se tivesse entrando em mim. A culpa de tantas mulheres serem assassinadas por companheiros e ex-companheiros todos os dias é do machismo, porque os homens acham que são donos das mulheres, de seus comportamentos, de suas vidas, vejam que absurdo. O machismo é um problema porque quando uma mulher faz um aborto ilegal, quem paga é ela. Poderia citar milhões de exemplos aqui, mas o exemplo da violência contra mulher é o que mais nos agride. 

E pra combater tudo isso é preciso uma reforma política democrática que dê mais espaço para as mulheres, democratização dos meios de comunicação para que a mídia seja uma poderosa ferramenta de combate ao machismo e a hipocrisia e um monte de coisa precisa mudar, só assim a concepção das pessoas vai mudar também, mas eu mesma além de lutar pra que isso aconteça, eu (repetindo sem medo de ser chata) faço o que eu tenho vontade, eu falo o que eu quero, eu não tenho medo ou receio de ser eu e os machistas (homens e mulheres) vão ter que engolir a minha l i b e r d a d e.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o cronômetro da mãe solo

22:30 e ainda estou lendo agenda escolar (eu achava que hoje daria pra terminar a leitura daquele livro que eu queria tanto, mas hoje mais uma vez não deu, tento desde o ano passado), nela encontro além dos 10 trabalhos de casa para serem entregues nos próximos dias, mais uma demanda que precisa ser cumprida sob pena de eu ser condenada como uma mãe descuidada, afinal é só uma guloseima pra comprar e entregar na escola, coisa super simples. 22:30 e desde 05:30 não paro de cronometrar o tempo (assim como todos os dias), até 06:30 eu e todas as bolsas precisam estar prontas, mas nunca estão (são pelo menos 5 bolsas que precisam ser checadas todos os dias antes de sair, com vestimentas, refeições, acessórios, materiais de trabalho), 06:30 é hora acordar a princesa para ela estar pronta até 07:00 e ela nunca está, a meta é sempre sair pelo menos 07:15 e incrivelmente tem dias que eu consigo. No trabalho avalanche de demandas, mato todas no peito, sei fazer tudo, sou boa em fazer tudo que f...

meus oito anos

       Tenho impressão que me lembro de quase tudo que aconteceu na minha vida dos meus 08 anos de idade pra cá e com muita certeza não me lembro de tanto, mas guardo algumas memórias pontuais do que vivi antes dessa idade, não sei se por que com 08 anos eu tive minha primeira mudança de cidade, de escola, de amigos e isso me fez "acordar pra vida", ou se realmente foi a idade, não sei se na verdade esse marco tem a ver com o poema de Casimiro de Abreu, lembro como se fosse ontem de quase tudo que aconteceu na minha vida depois dos 08, inclusive eu recitando tal poema para os meus pais (ainda lembro dos rostos deles achando graça e do som do riso do meu pai): "Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais!"      E tenho a impressão também que com 08 anos eu achava que sabia de tudo (eu s...

de encomenda

Tava pensando hoje que se eu pudesse "encomendar" alguém como a gente faz nos aplicativos de compras com opções de personalizar pedidos, incluir preferências, remover desagrados, o produto final seria você, exatamente assim, um combo perfeito com imperfeições de tudo que eu gosto, de tudo que me atrai, de tudo que eu quero ter por perto e sempre quis.  Se tu não existisse e se pudesse, eu te encomendaria com toda certeza do mundo: com teus olhos bonitos e penetrantes, teu riso e tua risada, tua voz, tua presença dominadora, tuas ideias, tuas memórias, teus sonhos, tuas fantasias, teu compromisso, teu cuidado, tua disposição pra viver, tua doçura, tua inteligência, tua sabedoria, tua disponibilidade, tua safadeza, tu.  E sem encomendar, planejar ou calcular, tu chegou, chegou em um pacote grande, transparente e fácil de abrir, sem arrodeio, virou presente e presença potente e permanente, presença que dá sentido, que sintoniza, que alegra, que cuida, que desmonta. Presente que ...