Pular para o conteúdo principal

JURAMENTO A TODAS AS MULHERES

Eu juro que seremos irmãs e que eu vou entender cada uma de vocês, a cada instante e em todos os momentos, porque essa semelhança de sermos mulheres nos une e faz com que eu me coloque no teu lugar incondicionalmente, embora possa discordar de uma coisa ou de outra de vez em quando, mas eu vou compreender e sentir a tua dor quando tu fores julgada, violentada, agredida, ofendida, por homens ou por outras mulheres e também vou entender essas mulheres, ainda que discorde.

Eu juro, minhas amigas ou não amigas, que vou defender todas vocês quando colocarem a culpa na gente, quando disserem que a gente fez a escolha errada, que a gente é louca, quando disserem que a nossa luta não faz sentido, vou defender com unhas e dentes porque por muitos anos estivemos caladas, por muito tempo aguentamos tudo sozinhas, mas agora estamos nos encontrando com megafones e nunca mais vão calar nossa voz.

Eu juro, menina que vou contribuir de alguma forma pra que os meninos que crescem contigo não te tratem com menos respeito por causa do teu sexo, que eles cresçam livre de todo aprendizado que nos inferioriza e nos submete a situações de vulnerabilidade, perigo e humilhação, porque quando te humilham eu me sinto humilhada também, porque eu sei que só te humilharam porque tu carrega entre as tuas pernas o mesmo peso que eu de ser mulher.

Eu juro que as tuas lágrimas também vão ser as minhas, quando tu não quiser parir, quando tu quiser e não puder, quando te estuprarem, quando te colocarem pra fora de casa e te chamarem de vadia, puta, perdida, porque podia ser comigo e só podia ser comigo porque eu também sou mulher igual a tu.

Eu juro que o teu corpo frio e enterrado assassinado por quem se dizia teu companheiro vai mover a minha luta todo dia pra que a gente fique mais viva, juro que os anos de servidão dentro de casa vão acabar, juro que todas nós vamos fazer faculdade, ter bons empregos, andar sem medo na rua, morrer menos, sorrir mais, eu juro que esse dia vai chegar, juro pela minha filha que nem sei se vou ter, mas eu juro.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o cronômetro da mãe solo

22:30 e ainda estou lendo agenda escolar (eu achava que hoje daria pra terminar a leitura daquele livro que eu queria tanto, mas hoje mais uma vez não deu, tento desde o ano passado), nela encontro além dos 10 trabalhos de casa para serem entregues nos próximos dias, mais uma demanda que precisa ser cumprida sob pena de eu ser condenada como uma mãe descuidada, afinal é só uma guloseima pra comprar e entregar na escola, coisa super simples. 22:30 e desde 05:30 não paro de cronometrar o tempo (assim como todos os dias), até 06:30 eu e todas as bolsas precisam estar prontas, mas nunca estão (são pelo menos 5 bolsas que precisam ser checadas todos os dias antes de sair, com vestimentas, refeições, acessórios, materiais de trabalho), 06:30 é hora acordar a princesa para ela estar pronta até 07:00 e ela nunca está, a meta é sempre sair pelo menos 07:15 e incrivelmente tem dias que eu consigo. No trabalho avalanche de demandas, mato todas no peito, sei fazer tudo, sou boa em fazer tudo que f...

de encomenda

Tava pensando hoje que se eu pudesse "encomendar" alguém como a gente faz nos aplicativos de compras com opções de personalizar pedidos, incluir preferências, remover desagrados, o produto final seria você, exatamente assim, um combo perfeito com imperfeições de tudo que eu gosto, de tudo que me atrai, de tudo que eu quero ter por perto e sempre quis.  Se tu não existisse e se pudesse, eu te encomendaria com toda certeza do mundo: com teus olhos bonitos e penetrantes, teu riso e tua risada, tua voz, tua presença dominadora, tuas ideias, tuas memórias, teus sonhos, tuas fantasias, teu compromisso, teu cuidado, tua disposição pra viver, tua doçura, tua inteligência, tua sabedoria, tua disponibilidade, tua safadeza, tu.  E sem encomendar, planejar ou calcular, tu chegou, chegou em um pacote grande, transparente e fácil de abrir, sem arrodeio, virou presente e presença potente e permanente, presença que dá sentido, que sintoniza, que alegra, que cuida, que desmonta. Presente que ...

tempo de (re)pousar

E cada vez mais a vida e os dias mostram que não temos todo tempo do mundo, tampouco tempo para fazer tudo que quisermos. Como escreveu Rubem Alves "é preciso escolher", é preciso decidir a todo o momento o que merece o nosso tempo, o que se faz com o tempo de agora, o que deixa para o tempo de depois, se virá esse tempo.  Agora precisa escolher se estuda, abre um livro, vai na praia, se olha a rua, se conversa com os filhos, amigo, namorado, se faz isso ou aquilo, não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo, é preciso escolher: é preciso escolher o tempo que se dedica a cada coisa e a cada pessoa que dá sentido nessa vida. É preciso escolher o que importa, o que vale seu tempo, porque assim como corre o dia, corre também a vida, o tempo de vida. O tempo é o que temos de mais precioso, por isso insisto em dizer que quero o teu tempo. Teu tempo de silêncio ouvindo brasilidades encostada no teu peito, teu tempo nos domingos com chuva, teu tempo dando gargalhadas vendo besteira, teu te...