Pular para o conteúdo principal

o coração da educação

Há alguns dias em um espaço de discussão sobre a "Reforma Universitária" um amigo falou que a universidade é o coração da educação brasileira, discordei imediatamente. Enquanto militante do movimento estudantil universitário compreendo o quanto é importante a contribuição do ensino superior para o desenvolvimento e soberania do estado brasileiro, assim como o ensino técnico profissionalizante.

Claro, são formados na universidade os dirigentes de hospitais, tribunais, dirigentes da educação e tantos outros profissionais, sabemos que universidades públicas e privadas precisam estar em sintonia com os desafios que estão postos atualmente e por isso que a gloriosa União Nacional dos Estudantes - UNE existe, as entidades estaduais existem, como a União dos Estudantes de Pernambuco - UEP e existem tantos diretórios e centros acadêmicos, por que a educação no ensino superior não é perfeita, faltam vagas pra todo mundo, falta qualidade no ensino, falta democracia no acesso, falta regulamentação do ensino pago, são inúmeras imperfeições.

Mas pra falar de desenvolvimento nacional a análise tem que ser profunda, parcela da juventude não está inserida no ensino superior, nessa parcela está a juventude que faz curso técnico, ou que nem estuda, apenas trabalha e também é nessa parcela que encontramos a juventude marginalizada pela desigualdade social tão desumana, que não dá chances! São os jovens que vemos nos jornais todos os dias, traficando, roubando, matando e morrendo e eu acredito muito e repito muito que investimento maciço em educação é a principal solução a longo prazo desses problemas.

Então me digam, onde está o coração da educação brasileira? Onde é que a educação brasileira tem que pulsar a mil por hora? O ensino básico de qualidade e garantido a todas as crianças é o caminho das profundas transformações pra uma sociedade mais justa, menos violenta e mais humana. É no ensino básico que se encontra o gargalo da educação brasileira. A juventude, o Brasil precisa de outra escola, precisa de uma escola que as crianças tenham a simples vontade de ir, que seja um espaço de aprendizado das matérias tradicionais, mas sobretudo, de lazer, prática de esportes, educação sexual, valorização da cultura, espaço de construção dos valores desses pequenos. 


Tudo o que realmente vale à pena saber, eu aprendi no jardim de infância.

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.

Estas são as coisas que aprendi:
1. Compartilhe tudo;
2. Jogue dentro das regras;
3. Não bata nos outros;
4. Coloque as coisas de volta onde pegou;
5. Arrume sua bagunça;
6. Não pegue as coisas dos outros;
7. Peça desculpas quando machucar alguém; mas peça mesmo !!!
8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar;
9. Dê descarga; (esse é importante)
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você;
11. Respeite o limite dos outros;
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... desenhe... pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias;
13. Tire uma soneca a tarde; (isso é muito bom)
14. Quando sair, cuidado com os carros;
15. Dê a mão e fique junto;
16. Repare nas maravilhas da vida;
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.

Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e vai ver como ele é verdadeiro, claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica, devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair. Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos. É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.

O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver.

Robert Fulghum 

Comentários

  1. eeeeitarr q esta lídeeeeer é fooogoo!!!! concordo com contigo Melka,a educação de base é tão importante quanto a educação universitária!falo por conhecimento de causa,tenho um filho q está estudando na prefeitura agora,tive que tirá-lo do particular por falta de condições no momento,e como é diferente!! ele está sentindo muita diferença,não tem a mesma qualidade,mesmo notando os esforços das professoras,o ensino é diferente,o empenho não é a mesma coisa,as pessoas que frequentam a escola me parece q tem influência na vontade de ensinar de alguns professores...mas os governantes não estão preocupados em investir na educação,meus irmãos não tiveram o mesmo privilégio de estudar sempre em escola particular,e hj os dois tem dificuldades em matérias de exatas,oq os desistimularam para tentarem fazer uma graduação q exija estas matérias como peso.Agora como mãe e universitária me sinto na obrigação de pelo menos lutar por propósitos q não sabia q existiam para os estudantes.Amando o blog :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"a busca pelo amor continua, apesar das improbabilidades"

Li essa semana "a busca pelo amor continua, apesar das improbabilidades" e era tudo que eu precisava ler. Apesar de todas as contradições, decepções experenciadas, cansaço, todo mundo quer amar e ser amado e feliz. E parece que a ideia de ser "feliz pra sempre" com alguém é realmente boa e pode ser verdade. Faz sentido e dá mais sentido à vida. Não tô falando puramente do amor romântico, esse pra existir e resistir precisa mesmo de estar inserido em mil outros contextos favoráveis que nessa vida dura e cruel que a gente leva é idealização de gente que tá começando agora.  Eu tô falando de encontrar alguém de verdade pra viver a vida real, que você olhe e tenha certeza (não que é o amor da sua vida, pode ser, a gente quer que seja, mas) que é uma pessoa que dá pra conviver saudavelmente porque consegue basicamente entender o que ela te diz, porque vocês concordam nas questões mais importantes da vida (o jeito de ver a vida) e porque vocês dois estão dispostos e dispo

24 de fevereiro.

Ele é a trilha sonora que eu quero sempre ouvir. O "caso raro" achado. O cheiro bom que gruda na pele. O caos instaurado. A tranquilidade de uma manhã de domingo. A voz mansa que me atiça. O toque que dá choque. A energia que transcende. A playlist de filmes nacionais. Uma conversa sobre qualquer assunto. O sorriso mais bonito. A risada que encabula. O pisciano sonhador. O brasileiro do brasil. A promessa de verdade. O encontro feliz.

uma crônica para piolho

Se Miró ainda tivesse vivo, adoraria encontrá-lo para dizer que é verdade que "janela é danada pra botar a gente pra pensar", mas que tem outra coisa que faz a gente pensar demasiadamente sobre tudo: a danada da morte. Hoje completa 10 anos que Eduardo Campos morreu de forma trágica, um homem público, defensor dos direitos do povo, bom gestor e bom político, sua memória resgata em nós o legado deixado, João Campos por exemplo é o seu legado vivo e em ação. O povo pernambucano nunca irá esquecê-lo, nunca vamos esquecer de 13 de agosto de 2014 quando a notícia ruim correu o Brasil como rastro de pólvora e nos enlutou imediata e profundamente. Grande perda, comemoremos sempre sua vida e seu legado.  E hoje também tomei conhecimento da morte de outra pessoa por quem nutria algum ou muito afeto, "Piolho", um dos flanelinhas aqui da minha rua. Estou profundamente triste. Isso não aconteceu hoje, parece que já faz semanas e me perguntei "como ninguém me falou sobre is