Depois de uma maratona de mais de quatro semanas, foi eleito com 2762 votos a chapa "PRA TRANSFORMAR A UPE, UM NOVO DCE", um coletivo de quase 120 pessoas que conquistaram mentes e corações do sertão ao litoral na Universidade de Pernambuco. A vitória é fruto de uma campanha propositiva! Que mostrou pro estudante que a UPE é boa, é importante, mas que infelizmente ela ainda não atende aos desafios do novo momento que o nosso estado vive hoje. E que se não for os estudantes que são as pessoas que sentem esses problemas na pele e as melhores pessoas a pensarem as soluções, a UPE tem grande chance de retroceder ao invés de avançar.
Estive em uma palestra uma vez em que uma pedagoga contou a história do beija-flor que tentava apagar sozinho um incêndio na floresta, seria impossível. O que ele tinha que fazer era convencer a outros a trabalhar junto a ele, por que sozinho ele só iria se desgastar, se desgastar e nada de incêndio apagado. Conquistamos e fizemos milhares de olhos brilharem. Não foi com conversa furada, demagogias, mas convencendo politicamente as pessoas que o movimento estudantil tem muita força e ele deve ser o principal responsável por apontar os caminhos das transformações na universidade e deixá-la cada vez mais com a cara do estudante! Assim como o beija-flor, nós precisamos articular pessoas incansavelmente pra que elas acreditem no nosso projeto. O primeiro passo já foi dado, a vitória foi muito bonita e emocionante.
Prometo a todos vocês uma gestão de muito diálogo com a base (Diretórios e Centros Acadêmicos), de muita construção nos fóruns de decisão, de muita mobilização estudantil, mas com muita humildade pra reconhecer nossas limitações. Além disso, estamos abertos às críticas, abertos não, precisamos delas. O DCE da UPE voltou, os estudantes voltaram a ocupar os espaços. Agradecemos a cada voto de confiança e reconhecimento, honraremos os quase 3 mil votos dos jovens que acreditaram junto conosco que UM NOVO DCE PODE TRANSFORMAR A UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Avante estudantada!
Melka Pinto - Presidenta do DCE UPE
Comentários
Postar um comentário